Celebrado com a aurora do mês de julho, o aniversário da Escola Notre Dame Menino Jesus foi a motivação pela qual educandos e seus responsáveis, além de educadores, funcionários e religiosas, se uniram festivamente, ao longo dos últimos dias. Principiada no sábado (29), quando a comunidade foi convidada a render graças pelos 83 anos da instituição, a programação, tão diversa quanto especial, se prolongou até a última sexta-feira (05).
À abertura das comemorações, a cerimônia eucarística presidida pelo Padre Pedro Leonides da Rocha reavivou memórias ao retomar a trajetória do educandário fundado com o intuito de assegurar o saber às crianças que viviam no entorno da via férrea. Construída pouco a pouco, por incontáveis mãos cujas ações eram e seguem sendo impulsionadas pelo anseio de tornar o bom Deus conhecido e amado – conforme preconizava Santa Júlia Billiart, figura que inspira a vida e o trabalho das Irmãs de Notre Dame -, a história, revisitada entre os ritos litúrgicos, era abrilhantada pela perfeita harmonia das vozes que compõem o coral escolar.
Agradecendo aos que compareceram à Paróquia Santa Teresinha, a diretora da instituição de ensino, Cátia Teixeira Sauer, ainda enfatizou o que é ser Notre Dame Menino Jesus, referenciando o comprometimento, a doação, a fé e a perseverança partilhados com as religiosas que, há mais de um século, atuam no Brasil em prol da educação e da evangelização. “Nas origens da obra fundada em 1923, residem os valores que são experienciados em sala de aula para que se prolonguem para as diferentes esferas e fases da vida”, exclamou.
Dando sequência às festividades, os dias letivos foram perpassados por vivências pedagógicas que aludem à comemoração de um aniversário, tais como o preparo de bolo e a confecção de cartões. Além disso, os educandos entoaram cantigas comuns à data e celebraram animadamente a passagem do tempo.
Os estudantes do Ensino Fundamental também desfrutaram de um intervalo estendido, no qual tinham slackline e ponte suspensa à disposição do seu entretenimento. As crianças matriculadas na Educação Infantil, por sua vez, refletiram sobre o papel da Escola em suas vidas. Por isso, as que integram as turmas da Pré-Escola I organizaram uma exposição fotográfica, por meio da qual reconheceram e revelaram à comunidade educativa as muitas experiências que, neste ano, lhes permitiram construir conhecimentos. Já os inscritos no Maternal receberam Gabriel Sichelero Vieira, ex-aluno e pai de educando da etapa de ensino, que enfatizou aos pequenos como as vivências estudantis foram significativas para que ele se realizasse em tantos aspectos.
Concluindo a programação festiva, a comunidade escolar foi presenteada com o tradicional lanche ofertado pelo educandário.