Pesquisa Marcas de Quem Decide: Notre Dame consolida-se como potência da educação no Rio Grande do Sul
5 de abril de 2024 Notícias

Figurando entre as marcas mais lembradas, Rede de Educação Notre Dame compreende a 3ª escola de Ensino Médio na preferência dos gaúchos

Com o intuito de revelar e enaltecer aquelas que se destacam na lembrança e na preferência dos sul-rio-grandenses, a pesquisa Marcas de Quem Decide é realizada anualmente pelo Jornal do Comércio, consultando gestores de negócios e altos executivos de todo o Estado. Em sua 26ª edição, a qual foi intermediada pelo Instituto Pesquisa de Opinião, o estudo indagou mais de 400 lideranças, conhecendo sua perspectiva a respeito de 73 setores econômicos.

Estreante na análise, a categoria Rede de Ensino Médio Privada reconheceu a Rede de Educação Notre Dame como a quarta mais lembrada e preferida pelos gaúchos. A seu exemplo, a mais longeva entre as instituições de ensino que a compõem também foi repetidamente mencionada pelos entrevistados. Por isso, o Colégio Notre Dame Passo Fundo recebeu a distinção de terceira marca mais lembrada e preferida no âmbito das Escolas de Ensino Médio Privadas. Tal reconhecimento, conforme a superiora da Província da Santa Cruz da Congregação das Irmãs de Notre Dame, Irmã Dirce Slaviero, é reflexo do empenho demonstrado pelas incontáveis mãos que se dedicaram à construção de uma estreita relação com o Rio Grande do Sul e, em especial, com os municípios localizados na sua porção norte. “Nosso sentimento é de gratidão pelo empenho de tantas pessoas que, gravando na lembrança e no coração dos gaúchos o nosso nome, nos permitiram muito contribuir com o desenvolvimento de Passo Fundo e do seu entorno”, exulta a religiosa, rememorando a trajetória principiada há mais de um século, quando missionárias de nacionalidade alemã ali se instalaram.

Desembarcando em Passo Fundo, em junho de 1923, as Irmãs de Notre Dame não tardaram a cumprir com o propósito que as fez lançarem-se em uma jornada que pressupunha a coragem e o desprendimento de despedir-se do conhecido para iniciar uma missão educativa no norte gaúcho. Nos meses que se seguiram, afinal, elas fundaram as primeiras instituições de uma rede de ensino que, alicerçada na região, se ergueu além das divisas e, hoje em dia, se faz presente no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Principiada com duas pequeninas escolas primárias – as quais também serviam de lar para aquelas alunas que, diante da precariedade viária característica da região à época, tinham prejudicada sua assiduidade às aulas -, a Rede de Educação Notre Dame acompanhou o passar tempo, adaptando-se às sucessivas modernizações nos processos de ensino e de aprendizagem sem, contudo, perder de vista os valores que estão na sua origem.

Internacionalização do ensino prevê interação on-line com docentes norte-americanos, os quais participam ativamente da avaliação dos estudantes

Para contribuir com o desenvolvimento humano, por meio da socialização do conhecimento e do fomento à evangelização, colaborando, ainda, com o progresso socioeconômico das localidades onde sua pedagogia é vivenciada, as instituições Notre Dame – duas localizadas em Passo Fundo e uma em Carazinho – são comprometidas com uma construção de saberes amparada em perspectiva humanista, com fins emancipatórios. Por isso, impelidos a serem os protagonistas do próprio aprendizado, as crianças e os adolescentes são incentivados a experienciar, a inovar, a questionar, a refletir e, sobretudo, a alargar seus horizontes. Nesse âmbito, o currículo bilíngue e a internacionalização do ensino somam-se ao estímulo ao fazer científico, à vivência empreendedora, ao raciocínio lógico e ao pensamento filosófico.

Currículo Bilíngue oportuniza que os educandos expandam seus conhecimentos linguísticos ao passo que constroem saberes científicos e reconhecem a diversidade

Englobando as diferentes etapas da Educação Básica, tais abordagens pedagógicas permitem que os estudantes se apropriem, progressiva e sistematicamente, da Língua Inglesa, tornando-se letrados, fluentes e proficientes no idioma adicional. Mais que isso, tal trabalho educativo promove o reconhecimento e a valorização da diversidade cultural ao passo que estimula a confiança para abraçar as possibilidades descortinadas pelo saber – como a de utilizar os créditos obtidos nos anos finais da vida escolar para aplicar-se ao Ensino Superior estadunidense.

Entre as plataformas digitais adotadas, Geekie One possibilita o acesso a planos de estudo individualizados

Também objetivando uma aprendizagem que habilite à concretização dos múltiplos projetos de vida, as escolas Notre Dame encontram na cultura digital, com seus muitos suportes e funcionalidades, os subsídios necessários a uma mediação disruptiva e instigante, a qual culmina com a formação de sujeitos integrais, dotados de capacidade analítica e criativa.

 

  • Escola Notre Dame Menino Jesus