Parceria com o projeto de educação itinerante, Urânia Planetário Móvel, possibilitou que estudantes conhecessem os mistérios do Universo
“Uma mágica viagem pelo Universo sem sair de dentro da instituição de ensino”. Assim foi a definição de alguns estudantes matriculados a partir do 3° Ano do Ensino Fundamental e na Pré-escola, diante da experiência vivenciada no dia 25 de abril, na Escola Notre Dame Menino Jesus.
Isso porque, eles foram convidados a conhecer o Planetário Móvel Urânia: um projeto de educação itinerante que proporciona uma incrível vivência astronômica. Ao adentrarem a cúpula inflável, os educandos foram imersos nos mistérios do Universo, possibilitando o entendimento sobre o céu estrelado, diurno e noturno, as diferentes estações do ano, bem como o Sistema Solar, os planetas, as estrelas e a localização da Terra no cosmos.
O vice-diretor escolar, Betover Godinho dos Santos, responsável por mediar a parceria entre o Urânia e o educandário, explica que a ideia surgiu em virtude do projeto pedagógico “Intergalácticos”, o qual é realizado pelas turmas de 5° Ano. “Fizemos a intermediação para que os estudantes que estão aprofundando saberes sobre o assunto pudessem conhecer o planetário itinerante, e, aproveitando a temática tão importante, oferecemos também àqueles inscritos nas demais séries que quisessem aderir”, comenta.
A apresentação, adaptada a cada faixa etária dos partícipes, foi ilustrada com imagens empolgantes e narrativas esclarecedoras, culminando com a emocionante e divertida simulação de uma montanha-russa espacial. No início e fim de cada sessão, os discentes puderam dialogar com o engenheiro e astrônomo Cristian Reis Westphal, responsável pela iniciativa, debatendo suas observações e levantando hipóteses sobre o conteúdo visualizado.