Mobilização solidária esteve entre as provas da Gincana Pastoral, a qual envolveu estudantes matriculados do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental
Oportunizando a integração e o protagonismo jovem à medida que instigou o espírito de cooperação e solidariedade, a Gincana da Pastoral da Juventude Estudantil permitiu que os educandos matriculados no Ensino Fundamental II da Escola Notre Dame Menino Jesus apurassem suas habilidades socioemocionais.
Realizada em 17 e 18 de julho, a disputa foi inspirada no centenário da presença Notre Dame no Brasil e desafiou as equipes à confecção de uma bandeira e à elaboração de um grito de paz que as identificasse. Além disso, colocou os competidores frente à frente em um jogo de perguntas e respostas, bem como em um circuito de raciocínio lógico. Os estudantes ainda protagonizaram um show de talentos. Desse modo, como evidencia a coordenadora educacional dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Adriane Grespan, a Gincana cumpriu com o objetivo de possibilitar que as crianças e os pré-adolescentes aprimorassem as mais diversas competência. “Queríamos que eles tivessem uma oportunidade de convivência e de trabalho em grupo, e eles demonstraram muita habilidade nesses quesitos”, afirma.
A segunda fase da Gincana será realizada em dezembro, quando serão conhecidos os times vencedores.
Solidariedade:
Contribuindo para o desenvolvimento integral dos estudantes, a disputa também estimulou-os à vivência da solidariedade, propondo que arrecadassem alimentos não perecíveis em prol das famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pelas Paróquias São Vicente, Santo Antônio e Nossa Senhora de Fátima, assim como pelo Centro de Pastoral, pela Pastoral dos Imigrantes e pela Associação de Apoio à Pessoa com Câncer, além daquelas residentes no bairro José Alexandre Zachia. Ao todo, 3,5 toneladas e 72 litros foram reunidos pelas diferentes equipes, que também se dedicaram à coleta de resíduos recicláveis, os quais foram acondicionados em dois caminhões para que fossem destinados às cooperativas de recicladores atreladas ao Projeto TransformAção.
Para a coordenadora da Pastoral da Juventude Estudantil, Irmã Luísa de Lucca, tamanho empenho impressiona. “Eles se dedicaram muito e conseguimos ajudar muitas famílias passo-fundenses”, vibra a religiosa.