Celebrado em alusão à Festa Litúrgica de Santa Ana e São Joaquim, os quais desempenharam tal papel na vida de Jesus Cristo, o Dia dos Avós serviu de motivação para que as crianças matriculadas na Educação Infantil partilhassem afetuosas e descontraídas vivências com os seus antepassados.
Conforme explica a coordenadora pedagógica da etapa de ensino, Caroline Hirt Corrêa, os momentos de cumplicidade foram inspirados na narrativa de “Caixa de Histórias”, de autoria de Pedro Krause e Robertha Triches. “Cada um deles foi idealizado a partir de uma construção coletiva, na qual propusemos aos educandos uma reflexão sobre a importância dos homenageados no seio familiar”, explica.
Seu inestimável valor também foi exaltado pela agente de Pastoral Escolar, Irmã Diva Scotta, que se apropriou de palavras proferidas pelo Sumo Pontífice para acolher aqueles que não demorariam a reunirem-se com as crianças para explorar os mais diversos espaços de aprendizagem e convivência da Escola Notre Dame Menino Jesus. Afinal, contações de histórias, produções artesanais, coreografias e canções foram alguns dos meios encontrados pelos educandos para manifestar os sentimentos que nutrem pelos pais de seus pais.
Os que integram as turmas do Maternal, por exemplo, uniram suas pequeninas mãos às dos avós para confeccionar um “bilboquê” – brinquedo que, certamente, habita algumas das mais ternas memórias de infância dos homenageados.
As crianças matriculadas na Pré-Escola I, por sua vez, entregaram uma caixa de recordações aos seus antecessores, na qual acondicionaram fotografias, roupas e brinquedos, entre outros objetos que lhes ajudaram a rememorar os anos já compartilhados com os netos.
Os educandos da Pré-Escola II, por fim, proporcionaram uma “Tarde da Fama” aos avós. Após personalizarem conjuntamente as estrelas da fama, crianças e adultos prepararam-se para desfilar no tapete vermelho e celebrar os laços que os unem em um baile.