Uma noite histórica marcou o 15º aniversário do Projeto TransformAção. Afinal, proposta pela vereadora Eva Valéria Lorenzatto e aprovada por unanimidade pelos demais legisladores municipais, a homenagem da Câmara de Vereadores de Passo Fundo reconheceu publicamente o trabalho desenvolvido pelos recicladores.
Foi em 2007, tendo como inspiração a temática abordada pela Campanha da Fraternidade daquele ano, que um grupo de entidades católicas do município, entre elas a Congregação de Nossa Senhora – Notre Dame, iniciou um extenso trabalho junto aos recicladores. Atentas ao apelo do Papa Francisco na encíclica “Laudato si”, que trata do cuidado com a casa comum, elas mantiveram vivo o compromisso assumido há uma década e meia. Desse modo, contribuem para que 6% das 150 toneladas de resíduos sólidos produzidos diariamente em Passo Fundo sejam reciclados.
De acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), o índice municipal supera em quase três vezes o do país – estimado em 2,1%. Tal desempenho só é alcançado graças ao trabalho das cooperativas de recicladores assessoradas pelo Projeto TransformAção.
Além de atuar diretamente na preservação do meio ambiente, a instituição sem fins lucrativos também age no âmbito da promoção social, viabilizando a geração de renda por meio da reciclagem. E, ainda, desenvolve um intenso trabalho de educação socioambiental em empresas e instituições de ensino.
Tamanha relevância motivou a Câmara de Vereadores a convidar representantes das entidades associadas – Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo, Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, Missionários da Sagrada Família, Congregação de Nossa Senhora e Congregação Missionária Redentorista – a unirem-se aos cooperados da Recibela, Coama e Cootraempo, durante a sessão solene. “Esta é uma singela homenagem a esse Projeto e às pessoas que o integram. Singela porque a grandiosidade do trabalho desenvolvido pelo TransformAção, por cada trabalhadora e trabalhador da reciclagem, por cada voluntária e voluntário, não pode ser mensurada em palavras”, enfatizou a vereadora proponente, Valéria Lorenzato.
Emocionada, a presidente e uma das fundadoras do Projeto TransformAção, Irmã Silvania Ioner, recordou os primórdios da história que culminou na homenagem. “Ver pessoas com seus carrinhos, recolhendo lixo nas ruas de Passo Fundo, nos motivou a olhar além: olhar para essas pessoas e para a natureza. Nossa responsabilidade vai muito além da renda que hoje os cooperados recebem. O trabalho dessas pessoas resulta em sustentabilidade familiar e ambiental. Somos cooperativas que mostram ao Brasil como um trabalho sério e organizado produz resultados”, enfatizou a Irmã de Notre Dame.
Para marcar o momento histórico, uma placa foi entregue à religiosa e às presidentes das cooperativas que nasceram do Projeto. O tom festivo da solenidade ainda foi enfatizado pela apresentação do Projeto Transformar a Vida com Arte, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social, ofertando-lhes atividades, no turno inverso à escolaridade, que contribuem com o seu desenvolvimento físico, artístico e cultural.