Encontro de Formação Continuada reúne educadores Notre Dame do Rio Grande do Sul
7 de março de 2022 Notícias

Passaram-se dois anos desde o último encontro entre muitos deles. Por isso, além da expectativa motivada pelos saberes que seriam aprofundados durante a manhã, a alegria também se deixava vislumbrar nas expressões de docentes e funcionários das três instituições de ensino mantidas, no Rio Grande do Sul, pela Congregação de Nossa Senhora.

Externado pelos olhares cintilantes, que permitiam adivinhar o sorriso oculto pelas máscaras de proteção individual, tal contentamento ainda era evidenciado pela animação que atravessava cada saudação proferida com um quê de emoção. Afinal, diante da possibilidade de retomar a realização de eventos presenciais, a Rede Notre Dame tornou a uma prática tradicional: a promoção de uma formação continuada conjunta. Desse modo, os educadores do Colégio Notre Dame Aparecida – localizado em Carazinho, embarcaram com destino a Passo Fundo, onde se reuniram, no Colégio Notre Dame, com os colaboradores do educandário e, ainda, os da Escola Notre Dame Menino Jesus.

Assim, as vivências que perpassaram a manhã de sábado (05) transcenderam a esfera da capacitação e da interação, fazendo do momento uma oportunidade para celebrar o compromisso que os une e, sobretudo, a vida que, apesar das apreensões e das dores experimentadas no transcorrer na pandemia de Covid-19, segue seu curso.

Tal comemoração principiava à recepção dos participantes, calorosamente acolhidos pelas Equipes de Gestão Escolar e Pedagógica das instituições de ensino, cujos membros presenteavam-nos com um bloco de notas personalizado. Estampada em sua capa, a hashtag #sounotredame explicitava o sentimento que, com a programação, se buscava exaltar. Por isso, ao serem convidados a saborear o café da manhã, os docentes e os demais funcionários escolares tiveram a sua curiosidade aguçada por um QR Code que, ao ser lido com o auxílio dos seus smartphones, os direcionava para os perfis dos educandários nas redes sociais.

Acessando o Facebook e o Instagram, então, eles se deparavam com um vídeo produzido para enaltecer as virtudes que os identificam enquanto grupo e, também, com um filtro para fotografias temporárias que lhes permitiria exprimir o orgulho de integrá-lo.

Ao término da refeição que lhes possibilitou confraternizar calmamente, os colaboradores Notre Dame participaram de um breve momento de espiritualidade e, acompanhados por canções executadas ao vivo, rumaram para os locais que serviriam de cenário para as atividades formativas.

No auditório, reuniram-se os docentes que conduzem as crianças e os adolescentes matriculados nas escolas Notre Dame pela construção de saberes essenciais à vida. Por isso, a supervisora de Ensino da Rede, Cláudia Toldo, impeliu-os a refletir sobre as habilidades, as competências e os valores que definem “ser Notre Dame”. “O trabalho que realizamos junto aos nossos estudantes tem como pressuposto a excelência pedagógica? Ele busca a formação integral? Ele oportuniza experiências transformadoras?”, questionou a palestrante, motivando os espectadores a analisarem suas práticas educativas à luz da Missão, da Visão e das Prioridades Estratégicas que devem nortear o seu fazer profissional.

Referenciando diferentes autores, Claudia ainda apresentou estudos recentes acerca dos processos de ensino e de aprendizagem, enaltecendo o valor de apropriar-se de diversos espaços e a importância do trabalho colaborativo, a partir de uma perspectiva humanista.

Os funcionários administrativos, bem como os de manutenção e serviços gerais, dirigiram-se, por sua vez, ao Espaço Multiuso do educandário. No local, participaram, primeiramente, de uma dinâmica orientada pela psicóloga organizacional do Colégio Notre Dame Aparecida, Michele Flach.

Formando grupos a partir de trechos de frases, cujo sentido era compreendido por meio da união entre os partícipes, os colaboradores interagiam enquanto refletiam sobre atitudes que contribuem com a excelência na prestação de serviços.

Em seguida, assistiram à palestra ministrada pelo administrador do Colégio Notre Dame Passo Fundo, Fagner Vieira.

A partir de uma contextualização a respeito do impacto que o mundo globalizado exerce sobre a rotina de trabalho, ele destacou a importância de aliar duas características essenciais ao profissional Notre Dame – a empatia e a proatividade – ao uso dos recursos tecnológicos disponíveis, a fim de concretizar o Planejamento Estratégico institucional.

Por fim, docentes e funcionários uniram-se em oração, renovando as esperanças acerca do ano letivo, durante cerimônia eucarística presidida por Padre Mateus Danieli.

Oriundo da Paróquia Nosso Senhor Bom Jesus, de Carazinho, o religioso enalteceu, em sua homilia, a valorosa missão de educar. “Somos educadores: essa é a nossa pastoral! É o nosso serviço transformar em bem e em bondade àqueles que estão conosco”, enfatizou, antes que os presentes pudessem dar-se as mãos para, entoando o Hino das Escolas Notre Dame, despedirem-se uns dos outros.

  • Escola Notre Dame Menino Jesus