Proposta visa à proficiência em duas línguas de instrução, oportunizando que as crianças expandam seu entendimento de mundo
Comprometida em contribuir para que os educandos desenvolvam as habilidades exigidas pelo seu próprio tempo, a Escola Notre Dame Menino Jesus passou a dispor de um currículo bilíngue. Implementada por meio de parceria firmada entre a Rede de Educação Notre Dame e o Be – Bilingual Education, a proposta curricular é amparada no material didático da editora National Geographic Learning e, inicialmente, volta-se às crianças matriculadas na Pré-escola e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Por isso, ao longo das primeiras semanas letivas de 2021, os educandos foram envolvidos em atividades que priorizam a adaptação à nova metodologia – a qual pressupõe a integração entre o aprendizado da linguagem e a construção de saberes relativos às Ciências da Natureza, por meio de uma abordagem de caráter ativo, com enfoque no desenvolvimento de competências e habilidades preconizados na Base Nacional Comum Curricular e, igualmente, nos parâmetros internacionais de educação.
“As crianças estão encantadas!”, exalta a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I, Taís Loss Loehder, detalhando que as aulas em Língua Inglesa somam cinco períodos semanais – três deles dedicados aos conteúdos de Ciências e os demais, aos de Linguagem.
Tal reação, prossegue Taís, também é reflexo do empenho do corpo docente em inserir os educandos no novo contexto de aprendizagem. “Os educadores estão apostando em atividades dinâmicas, utilizando recursos interativos e diversificados, tais como músicas, jogos, histórias e filmes…”, comenta.
A entrega do material didático às crianças matriculadas na Educação Infantil, por exemplo, aconteceu em meio às brincadeiras oportunizadas por uma visita à Praça Capitão Jovino.