Em um passado não tão distante, o próprio quintal das casas era um local repleto de possibilidades, onde as crianças eram instigadas a explorar o seu potencial para a construção de saberes. Atualmente, no entanto, o contato com a natureza é dificultado por uma série de questões comuns ao nosso tempo, tais como os tipos de moradia mais popularizados e o ritmo com que o cotidiano se desenrola.
Por isso, a Escola Notre Dame Menino Jesus está comprometida em fomentar a enriquecedora aproximação com o meio ambiente, possibilitando que, ainda na infância, os educandos identifiquem-se como responsáveis pela preservação das mais diversas formas de vida.
Nesse âmbito, por exemplo, desenvolveu-se o projeto pedagógico intitulado “Descobrir-se é descobrir o Mundo”.
Voltada às crianças matriculadas Pré-Escola I, a iniciativa oportunizou que, ao longo do ano letivo, empreendessem estudos a respeito dos vegetais, conhecendo os métodos de plantio e as particularidades dos diferentes tipos de solos. Além disso, propiciou o entendimento acerca das etapas compreendidas no processo de germinação, por meio de um experimento que pressupunha a semeadura de feijões em um recipiente transparente.
Como evidencia a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Caroline Hirt Corrêa, atividades como a experiência favorecem o aprendizado de conceitos complexos, além de estimular o desenvolvimento de competências múltiplas. “É disso que criança precisa! Ela aprende sobre germinação, mas também compreende, de fato, o que é paciência, perseverança, atenção e cuidado”, frisa.
Desse modo, mais que promover o entusiasmo em aprender, as dinâmicas envolvendo a natureza instigam a observação, a sensibilidade e a curiosidade acerca daquilo que a cerca. “Tais habilidades são inerentes à infância, mas podem ser apuradas. Portanto, permitir que os educandos sintam o cheiro da terra, explorem as texturas das plantas, contemplem o céu e manipulem os objetos significa possibilitar que a essência humana seja reconhecida no contexto escolar”, conclui Caroline.