Criativas e envolventes, as narrativas apresentadas às crianças matriculadas até o 1º Ano do Ensino Fundamental, no entardecer de terça-feira (08), estimularam-nas a estreitar a relação com os livros. Afinal, interpretadas pela escritora Léia Cassol, durante um encontro mediado por plataforma digital, elas evidenciaram como as suas páginas favorecem a experiência do encantamento e, também, a construção de saberes.
Promovido para substituir as sessões de autógrafos que, quando as atividades pedagógicas ocorriam de forma presencial, possibilitavam a interação entre os educandos e alguns dos autores que assinam as obras literárias sobre as quais eles se debruçam, o evento integra o projeto permanente de incentivo à leitura da Escola Notre Dame Menino Jesus.
Intitulado “LeNDo e EscreveNDo na Escola: uma atitude necessária e sustentável”, neste ano letivo, ele é norteado por enredos imaginados pela convidada. “Por ser uma escritora gaúcha, cujas obras atuam no imaginário das crianças – possibilitando, inclusive, a criação de novos desfechos para as suas tramas -, Léia Cassol foi a escritora escolhida para as ações relativas à iniciativa”, justifica a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Caroline Hirt Corrêa.
Por isso, diante da tela, a autora protagonizou a contação de “A Menina do Cabelo Roxo e o Principezinho” – uma releitura para o clássico “O Pequeno Príncipe”, que convida os pequenos leitores a uma reflexão acerca das virtudes. “Essa narrativa é a principal indicação do projeto, pois o seu enredo incentiva a pensar sobre a vida e o presente”, comenta Caroline, esclarecendo que, ao longo dos próximos meses, as crianças seguirão aprofundando sua compreensão acerca dos temas sugeridos pelo livro.