Crianças ansiosas e pais angustiados: há um mês, esta era a rotina vivenciada na Escola Notre Dame Menino Jesus. Afinal, o início de um ano letivo marca, especialmente na Educação infantil, uma fase de adaptação.
Extremamente delicada, ela foi planejada pela equipe pedagógica do educandário, de maneira a proporcionar acolhimento e conforto às crianças, além de tranquilidade aos seus pais. Por isso, uma série de ações voltadas à apresentação do novo ambiente e à construção de laços afetivos foram propostas, assim como um horário diferenciado de permanência dos educandos nas dependências escolares – partindo de apenas uma hora por dia e progredindo, pouco a pouco, até alcançar toda a extensão do turno.
Acolhida aos novos estudantes:
Já no Ensino Fundamental, momentos voltados à integração possibilitaram que os educandos construíssem vivências significativas naquele que é o seu novo espaço de construção de saberes.
Afinal, enquanto as crianças matriculadas entre o 1º e o 5º Ano participavam de atividades confraternização e de expressão de sentimentos, os estudantes matriculados entre o 6º e o 9º Ano eram convidados a uma dinâmica, durante a qual puderam conhecer uns aos outros e o funcionamento da Escola, além de criar laços – como evidencia a coordenadora Educacional da etapa, Adriane Grespan. “Nós planejamos uma recepção afetuosa, para que, ao chegar ao novo ambiente escolar, os educandos pudessem criar e fortalecer vínculos, além de desenvolver a confiança nesta instituição de ensino”, comenta .