Resguardando-se do contato social, a fim contribuir para que a transmissão do novo coronavírus desacelere, as crianças e os adolescentes matriculados na Escola Notre Dame Menino Jesus recebem, desde a última terça-feira (24), orientações pedagógicas que visam à continuidade da construção e da socialização de saberes.
Para tanto, os docentes são desafiados a repensar o seu ofício, desde os seus lares, a fim de adotar plataformas digitais para promover a aprendizagem, conforme o plano de ação elaborado para cada segmento de ensino. Ele prioriza, por exemplo, atividades cujo método possa ser compreendido pelos familiares dos educandos, mesmo sem conhecimento teórico e prático da Pedagogia, de forma que colaborem com o seu desenvolvimento.
Na Educação Infantil, as proposições escolares são, prioritariamente, voltadas à interação e às brincadeiras. Afinal, como explica a coordenadora Pedagógica, Caroline Hirt Corrêa, nas dependências da instituição de ensino, a criança interage com o espaço físico, com os colegas, com os demais educandos e com os educadores, de forma que superam desafios. “Por isso, o objetivo é fazer com que elas redescubram as suas possibilidades no âmbito doméstico, sejam ativas e desenvolvam experiências que motivem muitas outras”, comenta.
Ao realizar tais atividades, prossegue, também os familiares redescobrem a relação com as crianças, compreendendo a capacidade cognitiva delas, além de eternizar memórias afetivas.
Já no Ensino Fundamental I, como esclarece a coordenadora Pedagógica, Taís Loehder, a Base Nacional Comum Curricular pressupõe que os educadores encontrem formas de despertar habilidades e competências pertinentes ao momento. Por isso, comenta, eles estão comprometidos em dominar os recursos digitais, com o intuito de fomentar tais habilidades e competências, por meio das atividades relativas aos diferentes componentes curriculares. “Os docentes precisam sair da lousa e ir para as ferramentas tecnológicas. Mais do que isso, precisam usá-las com muita responsabilidade e seriedade”, concorda a coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental II, Rosana Formighieri da Silva.
Dicas que contribuem para o aprendizado domiciliar: