A fim de alertar sobre a importância do diagnóstico precoce para o sucesso do tratamento do câncer de mama e de próstata, instituições de ensino Notre Dame são iluminadas em rosa e azul
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), após o de pele não melanoma, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres – correspondendo, no Brasil, a cerca de 29% dos casos da doença diagnosticados por ano. Igualmente, o de próstata é a segunda apresentação mais comum entre homens.
É com o intuito de alertar para a recorrência de tais tipos de câncer, conscientizando a respeito da importância de realizar periodicamente os exames capazes de diagnosticá-los precocemente, que, em todo o mundo, os meses de outubro e novembro são atrelados, respectivamente, aos tons rosa e azul.
Em consonância com tal objetivo, o Colégio Notre Dame e a Escola Notre Dame Menino Jesus foram, assim como monumentos e prédios públicos de todo o mundo, iluminados nas cores que lembram a relação direta entre o diagnóstico precoce e o sucesso do tratamento.
Além de colorir as fachadas dos educandários – durante a noite de terça-feira (01), no caso do Colégio Notre Dame, e a de quarta (02), no da Escola Notre Dame Menino Jesus -, os atos intitulados “Prevenção em Rosa e Azul” oportunizaram que aqueles que circulavam pelas instituições de ensino, nos respectivos finais de tarde, pudessem submeter-se a exames de Verificação de Pressão Arterial e de Glicose – realizados pelos estudantes do curso Técnico em Enfermagem da Escola de Educação Profissional do Hospital São Vicente de Paulo.
As comunidades educativas puderam, ainda, participar de circuitos de psicomotores – orientados pelos educadores físicos e fisioterapeutas que atuam na Bees Lifestyle Center – e adquirir camisetas que fazem menção aos movimentos Outubro Rosa e Novembro Azul, a fim de contribuir com o trabalho assistencial realizado pela Liga Feminina de Combate ao Câncer.
Tudo isso, enquanto prestigiavam aos talentos lapidados em aulas ministradas na Escola de Música Notre Dame.