Biologia, Física, Química e Sustentabilidade nortearam as experiências apresentadas pelos estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental com aqueles que visitaram a sua Feira de Ciências.
Realizada na sexta-feira (18), a partir das 11h, a mostra possibilitou que, ao organizá-la, os educandos aprofundassem sua compreensão acerca de conteúdos já estudados em aulas da disciplina. Afinal, como explica a docente responsável pelo evento, Natália Ficanha, os estudantes foram desafiados, há seis meses, a identificar os assuntos que mais despertavam o seu interesse, a fim de elaborar um pré-projeto de pesquisa.
Nele, deveriam mencionar fontes que embasassem a realização dos experimentos que, há dois meses, estavam sendo desenvolvidos e testados em sala de aula. Desse modo, as crianças construíram, de forma colaborativa, saberes acerca de todas as iniciativas apresentadas ao público, como a casa sustentável, os testes sobre a erosão do solo e os estudos sobre o impacto do uso de energias limpas, além da “pasta de dente de elefante” – experiência química que produz uma grande quantidade de espuma, graças à decomposição da água oxigenada com um catalisador. “Ela foi a grande atração da Feira, pois é um experimento de Nível Superior”, afirma Natália.