As posturas que devem ser adotadas em prol da segurança no trânsito e da preservação do meio ambiente: esse foi o principal aprendizado construído, na tarde de sexta-feira (07), pelos educandos do 3º Ano do Ensino Fundamental da Escola Notre Dame Menino Jesus. Afinal, durante ela, as crianças participaram da “Ação Escola Menino Jesus” – uma programação lúdica, composta por oficinas variadas que fomentam a cidadania.
Entre elas, estavam teatro de fantoches sobre trânsito seguro, orientações sobre como utilizar o transporte público, aula sobre como pedestres e condutores devem agir ao trafegar e ensinamentos sobre a preservação do meio ambiente, especialmente no que diz respeito a escolha e ao uso consciente do meio de transporte. Além disso, a iniciativa convidou os educandos a tornarem-se multiplicadores desses conhecimentos, transformando-se em “Super Agentes de Trânsito” – papel para o qual serão capacitados através de uma cartilha de boas práticas que, após a leitura, deverá ser repassada aos seus familiares.
Sobre a Ação:
Organizado pelo Fórum da Mobilidade e Educação de Passo Fundo – composto pelo Núcleo de Educação do Município, pelo Projeto Circulando Cidadania da Universidade de Passo Fundo, pelo Programa Universidade Educadora da mesma Instituição de Ensino Superior, pela Coleurb e pela Agenda 21 – o projeto visa desenvolver um trabalho processual com o público infantil. Por isso, novas atividades serão realizadas na Escola Notre Dame Menino Jesus, a fim de promover, como evidencia a idealizadora da iniciativa, Daniela dos Santos, o entendimento, por parte das crianças, do seu papel enquanto cidadãs. “Especialmente no contexto do trânsito, isso terá reflexo no futuro, quando serão adultos mais responsáveis e conscientes”, comenta, enfatizando que, ao oferecer a elas tal compreensão, a conscientização será, naturalmente, partilhada com os seus familiares. “É um trabalho de prevenção”, conclui.