Ações que não seriam permitidas durante uma aula tradicional, como desenhar nas paredes, escrever na superfície da classe, jogar e permanecer em pé, são possíveis em dois ambientes inaugurados no início deste ano letivo pela Escola Notre Dame Menino Jesus. Afinal, idealizados para integrar tecnologia à construção do conhecimento e à criação de laços, a Smart e a Creative Space possibilitam que as crianças e os pré-adolescentes matriculados no Ensino Fundamental vivenciem experiências que enaltecem seu papel de protagonistas da aprendizagem, ao mesmo tempo em que exercitam suas capacidades socioemocionais.
Com suas paredes envidraçadas e suas mesas integradas, a Smart Space, por exemplo, está oportunizando que os educandos participem de dinâmicas lúdicas, por meio das quais fixam, revisam e socializam saberes. Por isso, comenta a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I, Taís Loss Loehder, favorece o desenvolvimento de inúmeras competências, como a de argumentação, a de percepção visual e a de planejamento. Além disso, o ambiente dispõe de uma Smart TV e de um Playstation 4, para que estudantes e educadores apropriem-se das inovações tecnológicas, em prol da construção de saberes.
A Creative Space, por sua vez, possibilita o convívio e a integração, pois pode ser livremente frequentada à tarde, além de ser utilizada, pela manhã, como espaço pedagógico no qual são realizados estudos, trabalhos, jogos e leituras coletivas. Afinal, como constata a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II, Rosana Formighieri, os educandos já não se contentam com aulas tradicionais. “É preciso ir além. Por isso, a Escola estimula a busca por novas alternativas de aprendizagem”, conclui.
Conheça algumas das atividades que tiveram os ambientes como palco:
A fim de revisar conteúdos, algo que exige concentração e criatividade, as crianças matriculadas no 3º Ano do Ensino Fundamental foram desafiadas a resgatar, de forma interativa, suas memórias acerca daquilo que foi estudado. Para isso, aproveitaram as paredes e as mesas sobrepostas por vidro da Smart Space, onde anotaram e ilustraram as regras de uso dos adjetivos, prefixos e sufixos.
Os estudantes do 6º e do 9° Ano do Ensino Fundamental, por sua vez, utilizaram a Smart e a Creative Space para socializar uns com os outros, enquanto participavam, em grupos mistos, de jogos que oportunizam o exercício do raciocínio lógico, da habilidade estratégica e da tomada de decisões.