Ao longo das últimas semanas, os estudantes do 4º Ano do Ensino Fundamental vivenciaram intensas emoções, enquanto solucionavam desafios inspirados no livro-jogo “O Inimigo Digital”.
Indicado como leitura obrigatória para os matriculados no segmento de ensino, ele foi o ponto de partida para que a equipe da TI:ME Escape Game elaborasse um exclusivo jogo de fuga, no qual os educandos deveriam encontrar a cura para um vírus mortal, salvando a humanidade.
Para isso, as turmas deveriam solucionar, em tempo pré-determinado, enigmas que demandavam raciocínio lógico e proatividade, além do emprego de habilidades desenvolvidas durante as aulas. “Para resolver o jogo, foi preciso, primeiramente, ouvir e pensar. Só depois, as crianças agiram – um comportamento repetido cotidianamente, para que entendam o conteúdo”, explica a coordenadora pedagógica do nível de ensino, Taís Loss, enaltecendo, ainda, a importância da união para que o grupo resolvesse o desafio.
Dessa maneira, conclui Taís, o jogo de escape configurou-se como um instrumento pedagógico capaz de favorecer o desenvolvimento integral dos estudantes, pois oportunizou o exercício dos pensamentos crítico e lógico, da criatividade e da competência para solucionar problemas e atuar coletivamente. Tudo isso, em meio a muita diversão.