A partir do projeto pedagógico “O Poder do Coração”, as crianças matriculadas no 2º Ano do Ensino Fundamental estão empreendendo estudos sobre as cinco etapas do processo que visa mudar hábitos de consumo, minimizando a geração de resíduos.
Repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar, compreenderam a partir da iniciativa “CuidaNDo, amaNDo, transformaNDo …. reciclaNDo”, são atos de profundo e valioso impacto ambiental e social. Por isso, os saberes, construídos tanto de forma teórica quanto prática, estão sendo socializados com os seus familiares.
Enquanto multiplicadores da conscientização acerca das interseções entre o consumo e o descarte e entre a coleta seletiva e a geração de emprego e renda, os educandos, por exemplo, deveriam convidar suas famílias a recolher todos os papéis, papelões, metais e plásticos que já não seriam utilizados, a fim de depositar os resíduos no ecoponto itinerante que, desde o início de abril, foi depositado em frente à Escola Notre Dame Menino Jesus.
Além disso, enquanto durasse o desafio – iniciado no dia 05 e encerrado em 26 do mesmo mês -, o descarte deveria ser registrado em fotografia que, posteriormente, seria publicada nos perfis dos familiares nas redes sociais digitais. Desse modo, a ação pedagógica pretendia que seus contatos se sentissem motivados a seguir o exemplo, engajando-se nessa corrente pela reciclagem e pela geração de renda.
Afinal, os resíduos recicláveis coletados por meio do contêiner, disponibilizado pela UNA construtora, são destinados aos recicladores que compõem as diferentes cooperativas assessoradas pelo Projeto TransformAção.