“Os filhos de vocês merecem pais que estejam totalmente presentes nas atividades vivenciadas em família”.
Com a afirmação, a psicóloga especialista em Saúde Mental, Juliana Fisch Teixeira, deu início à primeira atividade, deste ano letivo, do Projeto de Formação de Pais – uma iniciativa permanente da Escola Notre Dame Menino Jesus, que visa preparar e tranquilizar os responsáveis pelos educandos para enfrentar a responsabilidade de formar indivíduos.
Voltada à apresentação da técnica de Mindfulness – um conjunto de práticas que combina a regulação da atenção à meditação, a fim de desenvolver a capacidade de estar plenamente presente, a palestra foi realizada na noite de terça-feira (26), no Espaço Multiuso da instituição de ensino.
Durante ela, a convidada esclareceu aos presentes no que consiste a técnica – uma prática que busca a atenção plena em todas as atividades que são realizadas. “Não é algo que conseguimos realizar normalmente. É preciso aprender a agir assim e regrar-se para mudar a nossa forma de agir e, especialmente, de reagir a determinadas situações”, explicou.
Mas, para que isso aconteça, enfatizou Juliana, é preciso autoconhecer-se e estar atento para reconhecer as atitudes que são tomadas sem calma e identificar aqueles momentos em que não estamos fazendo integralmente aquilo a que nos propomos.
Após tais esclarecimentos conceituais, com o intuito de oportunizar que os familiares das crianças e dos adolescentes experimentassem algumas práticas que favorecem a atenção plena, a psicóloga orientou-os, primeiramente, a conhecer a própria respiração, a partir de exercícios de relaxamento, inspiração e expiração. Desse modo, puderam conectar-se com eles mesmos.
Em seguida, os participantes exploraram os sentidos, passando, de um em um, um copo cheio de água. Após terem-no percebido com a visão, a audição, o olfato, o tato e o paladar, repetiram a dinâmica, de olhos vendados. Dessa maneira, entenderam o verdadeiro sentido e a importância de ter total atenção no que se realiza – compreensão que poderão ensinar aos educandos, como destacou a palestrante. “Queremos que vocês consigam colocar isso no seu dia a dia e ensinem seus filhos, para que eles possam ter mais concentração e atenção nas atividades realizadas, nos diferentes âmbitos da vida”, concluiu,