Concluído nesta sexta-feira (07), para os educandos que obtiveram o aproveitamento mínimo exigido, o período letivo de 2018, assim como os saberes e as experiências nele vivenciados, foi celebrado pelas crianças e pelos adolescentes matriculados nos diferentes segmentos do Ensino Fundamental da Escola Notre Dame Menino Jesus. Afinal, ao longo da última quinzena, eles subiram ao palco do Auditório escolar, para socializar com seus familiares, por meio de apresentações artísticas, algumas das aprendizagens e habilidades construídas neste ano.
Entre os dias 26 e 30 de novembro, foram os educandos matriculados do 1º ao 5º Ano que, a partir das 18h15min, protagonizaram coreografias e encenações, além de entoar músicas, alusivas aos projetos pedagógicos que nortearam a sua construção de saberes.
Inspirados na obra literária “As Crianças da Água”, de Angèle Delaunois, os estudantes do 4º Ano desafiaram, na segunda-feira (26), seus pais e familiares a assumir o compromisso de preservar, ainda mais, o recurso natural que garante a sobrevivência de todas as formas de vida.
No dia seguinte, os do 3º Ano encenaram uma narrativa sobre a história de Passo Fundo – marcada, também, pela chegada, há 95 anos, das Irmãs de Notre Dame.
Na quarta-feira (28), os educandos matriculados no 2º Ano representaram algumas das brincadeiras antigas que passaram a conhecer, destacando a importância da interação proporcionada por elas.
Na quinta (29), os do 1º Ano emocionaram o público, demonstrando o conhecimento construído no primeiro segmento do do Ensino Fundamental. Além disso, pedindo por mais tempo e mais amor”, salientaram a importância do convívio com a família e os amigos.
Encerrando aquela semana de celebrações, na sexta-feira (30), os estudantes do 5º Ano sensibilizaram os espectadores, por meio de uma peça teatral inspirada pelo questionamento “Se você tivesse apenas mais um dia de vida, o que faria? ”. Afinal, o roteiro, elaborado pelas próprias crianças, com o auxílio dos docentes, convidou a plateia a refletir sobre o tempo que cada um destina àqueles que lhes são especiais.
Por fim, os educandos matriculados do 6º ao 9º Ano conduziram os espectadores pela história da sétima arte e, consequentemente, da música e da cultura, enquanto apresentavam, na quinta-feira (06), um musical que tinha como ponto de partida o desaparecimento das estatuetas de premiações concedidas às melhores produções cinematográficas.
O roteiro foi construído pelos próprios estudantes – com auxílio das educadoras responsáveis pela disciplina de Língua Portuguesa-, com base em pesquisas realizadas ao longo do ano letivo, já que, durante as aulas da disciplina, os adolescentes estudaram os gêneros literários, dentre os quais está o roteiro para cinema e teatro.