Alertar sobre os fatores de risco para o desenvolvimento do câncer e conscientizar acerca da importância da realização de exames periódicos, capazes de detectá-lo precocemente: com esses objetivos, as escolas da Rede de Educação Notre Dame unem-se às campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul – que visam, respectivamente, orientar sobre a realização da mamografia e desmistificar os exames de próstata.
Para informar a comunidade sobre o aumento das chances de cura com a identificação dos tumores em estágio inicial e estimular o autocuidado, na segunda (01) e na terça-feira (02), a Escola Notre Dame Menino Jesus e o Colégio Notre Dame promoveram atos de conscientização.
Os educandários sediaram pequenas feiras de saúde que, iniciadas às 17h30min, possibilitaram que educandos e seus familiares, assim como educadores, funcionários e religiosas, se submetessem à Verificação de Pressão Arterial e de Glicemia. Ao todo, 149 exames foram realizados por estudantes da Escola de Educação Profissional do Hospital São Vicente de Paulo.
Durante as feiras, ocorridas nos pátios das instituições de ensino, camisetas foram vendidas, em prol da Liga Feminina de Combate ao Câncer – entidade beneficente que objetiva mobilizar a comunidade para o trabalho assistencial, participando e ampliando a tarefa educativa de informar sobre a prevenção e o combate ao Câncer. Além disso, os participantes puderam prestigiar apresentações artísticas, protagonizadas por estudantes.
Ao anoitecer, as fachadas dos educandários mudaram de tom, iluminadas em rosa e azul – como permaneceram por toda a noite.