1923: sobre os trilhos que interligavam o Brasil, dez religiosas alemãs iam ao encontro da sua nova missão: colaborar com o ensino infantil e com a evangelização, no interior do Rio Grande do Sul.
Foi por iniciativa do Frei Jacob Höfer que a cooperação das Irmãs foi solicitada à Superiora Geral da Congregação das Irmãs de Notre Dame de Coesfeld. Em carta à Madre Maria Cecília, o religioso expôs características da localidade, além da necessidade de prover ensino em regime de internato. “A população é composta de descendentes de antigos imigrantes portugueses e das imigrações mais recentes de alemães e italianos. Há poucas escolas, muito primitivas; por causa das grandes distâncias, das péssimas estradas, intransitáveis nas épocas de chuvas torrenciais, do calor, às vezes insuportável, a frequência às aulas é muito irregular e as crianças perdem o interesse”, descreveu.
Em resposta a tal demanda, em 07 de junho daquele ano, as religiosas desembarcaram em Passo Fundo, onde, acolhidas com rosas distribuídas por membros da sociedade, deram início à obra educacional e evangelizadora que, em 2018, celebra 95 anos de presença no Brasil.
Por isso, na data em que o município celebra o 161º aniversário da sua emancipação político-administrativa – como representação da gratidão aos passo-fundenses que, por quase um século, confiam às instituições de ensino Notre Dame a formação ética, humana e intelectual de crianças e adolescentes -, estudantes do Colégio Notre Dame e da Escola Notre Dame Menino Jesus repetiram o gesto que recepcionou as precursoras.
Na manhã desta terça-feira (07), eles dirigiram-se até a antiga Estação da Gare, para presentear aqueles que por ali transitavam, fosse a pé, em veículos ou em coletivos urbanos. Ao todo, 95 botões de rosas vermelhas e 161 brancos foram distribuídos no local, que, como enfatiza o vice-diretor do Colégio Notre Dame, Vanderlan Lima, é símbolo da colonização e do progresso de Passo Fundo, além de ser, como reflete o docente de História, o ponto de partida para a atuação das Irmãs no Brasil.