Formar leitores capazes de entender o mundo e de interpretar textos em diferentes plataformas: esse é o objetivo do Projeto LeNDo e EscreveNDo na Escola: Uma Atitude Necessária e Sustentável, desenvolvido, há seis anos, nas escolas mantidas pela Rede de Educação Notre Dame. Para conquistar tal meta, a iniciativa propõe às comunidades educativas a leitura periódica de livros adequados à faixa etária dos participantes, além da socialização da experiência, tanto entre estudantes quanto entre seus responsáveis, como entre educadores e colaboradores das instituições de ensino.
Na Escola Notre Dame Menino Jesus, os responsáveis pelos educandos matriculados em todos os segmentos de ensino foram convidados, no início deste ano letivo, a participar do Projeto. Para isso, eles optaram, voluntariamente, por imergir no universo narrativo de “Extraordinário”- de autoria de R.J. Palácio – ou de “Eu sou Malala” – autobiografia da ativista paquistanesa, Malala Yousafzai – ou, ainda, de “A Revolução dos Bichos” – escrito por George Orwell.
Após a leitura, os participantes, acompanhados pelos educandos pelos quais são responsáveis, partilharam, durante um Sarau Literário, suas experiências. Realizado na quinta-feira (05), no auditório da instituição de ensino, ele oportunizou que apresentassem trechos dos livros que mais lhes chamaram a atenção e quais foram as suas percepções sobre as obras.
Além disso, puderam assistir à contação da história “Minha avó tecia o mundo”, protagonizada pelo próprio autor, Pablo Morenno. Reconhecido nacionalmente, o passo-fundense já publicou seis livros infantis – todos eles adotados pela instituição de ensino, como motivadores de ações de incentivo à leitura, desenvolvidas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I.
As famílias, ainda, puderam observar uma colcha de retalhos referente à obra. Confeccionada ao longo do semestre, ela reúne pedaços de tecido ilustrados pelos educandos, com auxílio dos seus responsáveis, a partir da narrativa.