Foi acreditando que o ensino, fundamentado em princípios sólidos, atua como agente transformador que, em 1º de julho de 1941, missionárias da Congregação das Irmãs de Notre Dame inauguraram a Escola Notre Dame Menino Jesus.
Naquela ocasião, elas concretizaram, na Vila Rodrigues, o sonho de democratizar o acesso à educação, atendendo à demanda local de alfabetizar os filhos dos ferroviários. Por isso, ao celebrar o aniversário do educandário, a comunidade educativa, reunida no seu Auditório, recordou, também, o pioneirismo das Irmãs de Notre Dame – presentes, há 95 anos, em Passo Fundo e no Brasil.
Durante a celebração eucarística, presidida por Pe. Maicon Rossetto, os educandos deram graças pelos saberes construídos – em meio as Liturgias e aos cânticos religiosos entoados pelas crianças matriculadas na Atividade Extracurricular de Canto Coral. Afinal, como o pároco enfatizou em sua homilia, a educação é uma ferramenta catalisadora dos valores humanos necessários à construção de uma sociedade mais fraterna.
Essa função social também foi ressaltada pela diretora da Escola Notre Dame Menino Jesus, Rosane Werworn, enaltecendo que a integralização da educação resulta da união entre escola e família. Afinal, o conhecimento gerado nessas duas esferas perpetua-se e inspira novas gerações. “Nesta data especial, devemos agradecer a todas as pessoas que, juntas, constroem a rotina escolar e auxiliam no ensino e na aprendizagem”, concluiu Rosane.
Além de assistir à cerimônia religiosa, os educandos participaram de atividades comemorativas. As crianças matriculadas na Educação Infantil – demonstrando sua alegria, em sorrisos fartos e gestos afetuosos – trocaram mimos e palavras de carinho. Os educandos do Ensino Fundamental, por sua vez, foram convidados a partilhar o pão – símbolo máximo da entrega e do amor de Cristo à humanidade.
Ao longo do mês de julho, outros momentos festivos envolverão a comunidade educativa.