Caracterizados como leões, tigres, ursos e aves silvestres, os estudantes matriculados no 2º Ano do Ensino Fundamental da Escola Notre Dame Menino Jesus foram apresentados ao projeto pedagógico “Malvados Preferidos: Animais Horripilantes da Selva”.
Para isso, reuniram-se no Espaço Multiuso do educandário, onde ouviram, atentos, os ruídos característicos das espécies que habitam o ecossistema. Desse modo, foram transportados à atmosfera que permeia a floresta – que, aliás, foi reproduzida nos corredores que dão acesso as suas salas de aula, por meio de ornamentação com elementos naturais, como folhas e galhos, a fim de que pudessem experimentar a sensação de estar no meio selvagem.
Assim, como explica a educadora Caroline Bergamaschi, os educandos foram motivados a construir diferentes saberes. “O projeto busca, através do tema animais, despertar nos alunos o interesse e a curiosidade pelos conteúdos trabalhados em sala de aula”, comenta. Além disso, prossegue a educadora, irá estimular a compreensão a respeito da necessidade de preservar o meio ambiente. Afinal, segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), a extinção da fauna silvestre, seja pela caça ou pelo tráfico de animais, é consequência, também, da ausência de consciência ambiental.