O universo dos super-heróis compreende personagens mitológicos e literários, que inspiram ações em prol da defesa da ordem e do bem. Por isso, a partir de reflexões filosóficas a respeito da amizade e da violência, os estudantes do 4º e do 5º Ano do Ensino Fundamental da Escola Notre Dame Menino Jesus fantasiaram-se como heróis e assumiram a responsabilidade de protagonizar atitudes que visam o bem-estar comum.
Antes mesmo de socializar, durante a “Feirinha Comic Con”, as iniciativas idealizadas e as informações, obtidas a partir de observações e pesquisas, sobre a personalidade da qual se caracterizaram, os educandos analisaram questões sociais. “Durante as aulas de Filosofia, os estudantes foram instigados a imaginar soluções para questões sociais, após debatermos sobre as diferentes formas de violência, enfatizando, especialmente, o bullying”, explica a educadora responsável pela disciplina, Francieli da Rosa.
Foi essa análise, motivada pelo tema da Campanha da Fraternidade de 2018 e pelo projeto pedagógico O Poder do Coração, o ponto de partida para que as crianças conhecessem os poderes e a importância diante dos acontecimentos de heróis como Batman, Capitão América, Mulher-Maravilha e Super-Homem. “A partir de uma reflexão acerca do conceito de Aristóteles para a amizade, chegou-se ao papel social, de combater a violência, dos super-heróis”, comenta a docente. “Além disso, fatores históricos e filosóficos sobre a importância desses personagens foram estudados”, conclui.