Uma manhã de encontros e aprendizados: assim pode ser definida a do último sábado (03), para educadores e responsáveis pelos estudantes matriculados na Escola Notre Dame Menino Jesus. Afinal, nela, além da reunião informativa de início de ano, assistiram à palestra “Como ajudar as crianças e os adolescentes a compreender suas emoções”, ministrada pela psicóloga Marindia Brandtner.
Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Bacharel em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo, a professora e psicóloga clínica destacou a importância dos jovens indivíduos aprenderem a expressar seus sentimentos diante das mais variadas situações. “A expressão do sentimento é apenas uma das manifestações que, enquanto pais, devemos observar e tentar estimular”, explicou. “É, além disso, fundamental que haja uma atenção do pais às reações do corpo diante dos sentimentos”, prosseguiu. “Pergunte ao seu filho: Onde houve uma reação no seu corpo? O que você sentiu fisicamente quando essa determinada situação aconteceu?”, sugeriu.
Citando Daniel Goleman, autor e profundo conhecedor da Inteligência Emocional, Marindia deu dicas sobre como desenvolver a capacidade de manifestar emoções. Afinal, é preciso, primeiramente, compreender os próprios sentimentos, para, depois, poder identificar e entender as emoções das crianças e dos adolescentes. “Busque o autoconhecimento das emoções; automotive-se; desenvolva a empatia, ou seja, a capacidade de colocar-se no lugar do outro, para melhor compreendê-lo; treine o controle emocional, conseguindo colocar a razão em ação quando as emoções estiverem à flor da pele; amadureça as relações interpessoais, entendendo mais as pessoas e julgando-as menos”, aconselhou.