Para as crianças matriculadas na Educação Infantil, o início do ano letivo é sinônimo de Adaptação Escolar: uma fase na qual são, gradativamente, inseridas no cotidiano de aprendizado, para que conheçam os ambientes pedagógicos e estabeleçam vínculos com os colegas e os educadores com quem irão conviver e partilhar descobertas. Por isso, na Escola Notre Dame Menino Jesus, o período compreendido entre os dias 26 de fevereiro e 02 de março foi dedicado a atividades voltadas à recreação e à integração.
Fosse substituindo o uniforme escolar por fantasias de seus personagens favoritos ou confeccionando massas de modelar, os educandos foram estimulados a socializar, enquanto exploravam a imaginação – o que, segundo a coordenadora Pedagógica, Caroline Hirt Correa, permite às crianças o desenvolvimento da identidade. “Trabalhar a ludicidade significa fornecer meios para que as crianças façam uma leitura de mundo e desenvolvam a autonomia”, explica. “Além disso, fortalece os laços afetivos com os docentes e com as demais crianças”, prossegue.
Ainda durante a fase de Adaptação, os educandos participaram do Dia do Cabelo Maluco – data em que puderam frequentar a aula com laços, fitas e coloração nos fios – e da confecção de garrafas sensoriais.