Com o intuito de estimular, entre os seus estudantes, o desenvolvimento de diferentes competências e habilidades, sejam elas artísticas, esportivas ou sociais, a Escola Notre Dame Menino Jesus disponibiliza a eles diversas opções de Atividades Extracurriculares.
Enquanto Artes Cênicas, Canto, Coral, Dança Gaúcha, Dança Moderna, Pintura sobre Tela, Guitarra, Violão e Teclado possibilitam que as crianças e os adolescentes aperfeiçoem suas capacidades criativas e expressivas, Basquete, Futsal, Judô, Minitênis e Vôlei estimulam uma formação voltada à manutenção da saúde, assim como o Xadrez desenvolve o raciocínio lógico e estratégico. Além disso, afirma a vice-diretora escolar, Ir. Lourdes Urban, as Atividades oferecidas auxiliam no desempenho escolar e contribuem para a integração dos educandos com a sociedade, pois, durante suas aulas, são aprendidos valores que se perpetuam no convívio social.
Em 2018, contudo, os estudantes também têm a oportunidade de beneficiarem-se das habilidades cognitivas fomentadas pela Atividade Extracurricular de Programação e Robótica.
Ofertada do 2º até o 9º Ano do Ensino Fundamental, suas aulas serão ministradas pela Escola SuperGeeks e serão realizadas na Sala Tecnológica da instituição de ensino, introduzindo os educandos no contexto da criação de jogos eletrônicos, inclusive em realidade virtual, por meio do aprendizado das linguagens de Programação. “Eles serão instruídos para dominar a tecnologia e não serem apenas usuários, porque, com apoio curricular, eles vão potencializar sua criatividade e seu pensamento computacional sistêmico”, explica o Diretor da Escola de Ensino de Tecnologia, Alexandre Moura.
Além disso, a Atividade vai possibilitar o aprimoramento do raciocínio lógico, da concentração, do conhecimento de línguas estrangeiras e das habilidades de cooperação e trabalho em equipe, como vão comprovar os estudantes que, em março, participarão de aulas demonstrativas, a fim de identificar em que fase do curso poderão ingressar.