É com o intuito de formar leitores capazes de entender o mundo e de interpretar textos em diferentes plataformas que, há cinco anos, a Rede de Educação Notre Dame desenvolve o projeto “LeNDo e EscreveNDo na Escola: Uma Atitude Necessária e Sustentável”.
Por meio dele, as instituições de ensino que a compõem estimulam os membros das suas comunidades educativas, sejam eles estudantes e seus responsáveis, educadores ou colaboradores, a ter contato com livros diversos e a socializar as narrativas e as experiências de leitura. Para isso, os títulos indicados são selecionados de acordo com a faixa etária, a proposta pedagógica, as funções profissionais ou os interesses dos participantes.
Neste ano, os funcionário da Escola Notre Dame Menino Jesus, por exemplo, foram convidados a imergir nos universos narrativos de “Cinco Minutos” ou de “Til”, obras de José de Alencar, ou, ainda, de “Os Miseráveis”, romance escrito por Victor Hugo.
Após a leitura, durante Encontro de Formação Continuada – realizado em outubro, no Espaço Multiuso da instituição de ensino -, eles apresentaram, em grupos, os livros escolhidos por eles. Encenações, projeções e relatos foram alguns dos métodos utilizados pelos colaboradores para socializar as narrativas com os demais. Dessa maneira, avalia a psicóloga Organizacional, Valdirene Triches, a criatividade e a imaginação também foram estimuladas.