Em tempos de interatividade, de disseminação de novas plataformas de comunicação e de mídias sociais, fazer com que as crianças se interessem pela leitura dos jornais não é tarefa fácil. Porém, mesmo que tenha sido o primeiro meio de comunicação de massa a constituir a imprensa brasileira, esse veículo continua atual e é responsável por contextualizar os fatos de relevância, seja no âmbito municipal, estadual, nacional ou mundial. É, justamente, para estimular os estudantes matriculados no 4º Ano do Ensino Fundamental a ler periódicos que a Escola Notre Dame Menino Jesus desenvolve, neste segundo semestre letivo, um projeto pedagógico que culmina com a produção de jornais de sala de aula.
Motivados pelo desafio de noticiar acontecimentos relevantes à turma, os educandos vão ter contato com diferentes gêneros textuais, vão exercitar seus saberes ortográficos e gramaticais, vão utilizar criticamente os recursos de pesquisa e vão trabalhar em equipe e de forma interdisciplinar. Além disso, como explica a educadora Fernanda Toldo, a iniciativa objetiva que as crianças desenvolvam um novo olhar a respeito da publicação jornalística. “Nossa intenção é desmistificar a ideia de que o jornal é ‘coisa de adulto’, fazendo com que os estudantes olhem para ele como um meio para que se compreenda o que acontece nas diferentes esferas”, afirma.
Antes de produzir os jornais, contudo, os educandos realizarão pesquisas, que lhes possibilitarão entender o que são as notícias e como são processadas, até que sejam disponibilizadas ao leitor.
Como introdução a essa aproximação com o contexto jornalístico, a Escola convidou os jornalistas Erni da Rosa e Taís Rizzotto para, na terça-feira (05), conversar com as crianças sobre o seu cotidiano de trabalho. Os convidados, ainda, relataram algumas peculiaridades das suas experiências profissionais.