Dois dinossauros conduzem as crianças, em um passeio literário, por alguns dos aspectos mais importantes da história de Passo Fundo. Partindo da nomenclatura do município, inspirada pelo rio que o corta, passam pelos seus primeiros habitantes e colonizadores, os indígenas, os tropeiros e os imigrantes, e chegam à sua fundação. Além disso, os personagens apresentam detalhes sobre a instalação da estação ferroviária e o desenvolvimento social e urbano da cidade. Eles, ainda, comentam sobre a fama de centro universitário e o título de Capital Nacional da Literatura. Tudo isso, enquanto propõem que os pequenos leitores respondam a desafios e deem cor a desenhos.
Desse modo, o livro de completar e colorir – escrito pelo jornalista Ivaldino Tasca, a partir de extensa pesquisa histórica, e ilustrado por Irani Albuquerque Ruas – motivou os estudantes matriculados no 3º Ano do Ensino Fundamental da Escola Notre Dame Menino Jesus a aprender sobre a cidade onde vivem.
Após terem interagido com “Toco e Lala: Os Dinossauros Sapecas Contam a História de Passo Fundo” – obra publicada pela Editora Aldeia Sul, com apoio cultural da Rede de Educação Notre Dame -, os educandos empreenderam, desde o início do ano letivo, estudos sobre o município que, em 07 de agosto, comemoraria 160 anos de sua emancipação político-administrativa.
Por meio de aulas expositivas e de pesquisas online, construíram saberes sobre o conteúdo programático do segmento, com ênfase na gestão municipal. Por isso, elaboraram perguntas que foram enviadas ao prefeito, Luciano Azevedo. Em suas cartas, as crianças, ainda, convidaram-no a visitar a instituição de ensino.
Dez dias após o aniversário, elas, então, encontraram-se com o governante. No auditório da Escola, Luciano respondeu às curiosidades dos estudantes, que o questionaram sobre sua vida pessoal, sua vida pública e sua atuação como político. Além disso, o prefeito esclareceu aspectos do processo eleitoral, comentou sobre a estrutura de governo e explicou quais são as funções do Poder Executivo – do qual é chefe.