Calcada nos Princípios da Rede de Educação Notre Dame que pressupõem a valorização da tradição, da história e da cultura, a Escola Notre Dame Menino Jesus promoveu, durante as duas semanas que antecederam o Dia do Gaúcho – comemorado em 20 de setembro -, a Gincana Farroupilha.
A dinâmica, que envolveu os educandos matriculados no 4º Ano do Ensino Fundamental e propôs que eles realizassem atividades diárias, foi apresentada aos competidores na terça-feira (12).
No auditório da instituição de ensino, além da execução do Hino Nacional e do Hino Rio-Grandense, Querência Amada – música composta pelo homenageado da competição escolar, Teixeirinha – foi apresentada por estudantes. Além disso, a educadora Fernanda Toldo, por meio de recursos audiovisuais, retomou os fatos históricos comemorados. Desse modo, os saberes já construídos pelas crianças foram recordados, enquanto o orgulho de ter nascido em solo gaúcho foi enaltecido.
Tal sentimento foi, repetidamente, reiterado, durante a realização das tarefas, que incluíam a criação da identificação das equipes e a elaboração de paródias para canções do artista.
Ao término da disputa, os participantes prestigiaram, acompanhados por seus familiares, a apresentação da Invernada Mirim do CTG Lalau Miranda.
Graças a outra iniciativa realizada durante os festejos farroupilhas, os educandos matriculados em todo o Ensino Fundamental aprofundaram seu contato com a Literatura Gaúcha e suas mais célebres obras. Instalado no pátio da Escola , o Galpão Crioulo Literário, permitiu, ainda, que interagissem com expressões sul-riograndenses que, impressas, foram distribuídas pelo local.