A iniciação ao empreendedorismo é uma das posturas priorizadas no fazer pedagógico da Rede de Educação Notre Dame, pois as escolas que a integram consideram que a educação empreendedora incentiva os estudantes a buscar o autoconhecimento e as novas aprendizagens, além de fomentar o espírito de coletividade e o senso de responsabilidade. O estímulo ao empreendedorismo é, ainda, percebido como agente transformador, uma vez que encoraja os educandos à ousadia, à quebra de paradigmas e à pró-atividade na relação com o mundo.
É com o intuito de concretizar tais benefícios que, rotineiramente, as instituições de ensino Notre Dame promovem atividades lúdicas e experiências que possibilitam às crianças e aos adolescentes exercitar o seu potencial empreendedor. Na Escola Notre Dame Menino Jesus, por exemplo, os estudantes matriculados no 8º Ano do Ensino Fundamental foram desafiados a, ao longo do terceiro trimestre letivo, organizar uma empresa. A tarefa, proposta como atividade multidisciplinar que envolvia Filosofia e Matemática, deveria abranger desde aspectos financeiros até as políticas de gestão do negócio fictício.
Para isso, divididos em pequenos grupos, os educandos deveriam escolher um produto para comercializar, analisar qual seria o custo-benefício de sua produção e estimar o lucro esperado. Além disso, deveriam elaborar o Mapa Estratégico da empresa, descrevendo sua Missão, seus Princípios e sua Visão.
Após terem concluído tais etapas, na terça-feira (22), os estudantes apresentaram seu negócio aos colegas. Além disso, como boa parte deles era ligada ao ramo alimentício, ao final das apresentações – realizadas no Espaço Multiuso da instituição de ensino -, os adolescentes puderam degustar seus produtos.