Com a popularização da internet, a partir dos anos 2000, diferentes ferramentas de comunicação e de entretenimento começaram a ser desenvolvidas. Entre elas, estão as mídias sociais, como o Facebook, o Instagram e o Snapchat, que tem a finalidade de relacionar pessoas, com base em seus interesses.
Além de mediar as relações, essas plataformas também são utilizadas por veículos de comunicação e empresas, para noticiar fatos e promover produtos ou serviços. Mas, de que forma elas podem influenciar a sociedade? É possível mensurar sua força? Com quais finalidades elas são utilizadas?
Foi para debater sobre essas e outras perguntas que os estudantes matriculados no 9º Ano do Ensino Fundamental da Escola Notre Dame Menino Jesus participaram, na quarta-feira (12), de uma aula que integrou as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Filosofia. O ponto de partida para a atividade multidisciplinar foi a exibição do episódio “Queda Livre” da série de ficção científica Black Mirror – conhecida por abordar temas que examinam a sociedade moderna, particularmente no que diz respeito às consequências da utilização das novas tecnologias.
Como ele instiga a reflexão sobre um mundo onde o prestígio social é mensurado pelas avaliações que cada pessoa tem em seus perfis nas mídias sociais – já que, nele, os personagens só são aceitos em círculos, são empregados, contraem financiamento e têm amigos se forem bem avaliados pelos outros -, os adolescentes foram estimulados a pensar sobre como eles próprios utilizam essas mídias.
A proposição, explica a docente de Filosofia, Franciele da Rosa, objetivava a criação de uma consciência de uso dessas mídias. “A escola precisa estar preparada para orientá-los, promovendo uma discussão crítica e reflexiva. Assim, eles compreenderão a diferença entre utilizar as mídias sociais e ser utilizado por elas”, justifica.