Quando se fala em educação e nos processos de ensino e de aprendizagem, o que vem à mente é a relação estabelecida pelos estudantes e os docentes. Porém, existem outros profissionais que contribuem para a construção de saberes, como, por exemplo, os diretores e vice-diretores, os coordenadores, os bibliotecários, os inspetores e os auxiliares de limpeza.
Foi com o intuito de evidenciar a importância da sua participação no fazer educacional e de estimular os educandos a valorizar esses profissionais que, em atividade diferenciada, os matriculados no 5º Ano do Ensino Fundamental da Escola Notre Dame Menino Jesus entrevistaram-nos.
A dinâmica, que integra as ações do projeto “LeNDo e EscreveNDo na Escola: Uma Atitude Necessária e Sustentável”, foi motivada pela obra “Uma Professora Muito Maluquinha”. Escrita e ilustrada por Ziraldo, a narrativa faz referência à relação entre alunos, professores e funcionários das instituições de ensino.
Por isso, após leitura do livro, os estudantes levantaram questionamentos, como “Qual a sua função?” e “Qual a importância do seu trabalho?”, para que, interpelando diferentes colaboradores da Escola Menino Jesus, pudessem compreender quais são os papéis desempenhados por eles.
Conhecedores das diversas funções envolvidas no dia a dia escolar, os educandos devem valorizar, ainda mais, os funcionários da instituição, avalia o educador João Ricardo Santos. “Eles passaram a compreender que, além dos educadores, os demais profissionais também contribuem, de forma direta, com a sua formação cidadã”, afirma.
“LeNDo e EscreveNDo na Escola: Uma Atitude Necessária e Sustentável”
O projeto de incentivo à leitura é desenvolvido, há cinco anos, nas instituições de ensino mantidas pela Rede de Educação Notre Dame, com o intuito de formar leitores aptos a compreender textos diversos e escritores com habilidade para expressarem-se em múltiplas linguagens.
Na Escola Notre Dame Menino Jesus, estudantes, familiares e colaboradores são convidados a ler e a socializar obras literárias, ao longo de todo o ano letivo. Para isso, os leitores são divididos em grupos, de acordo com o seu papel na comunidade educativa.