A Educação para o Pensar é uma postura pedagógica adotada pela Rede de Educação Notre Dame há mais de 20 anos, com o intuito de colaborar com a formação de cidadãos competentes em solucionar problemas e encontrar saídas criativas e éticas, nos diversos contextos em que vivem. Por isso, ainda durante a infância, os educandos são estimulados a refletir, num contexto lúdico, sobre condutas e valores.
Os matriculados no 2º Ano do Ensino Fundamental da Escola Notre Dame Menino Jesus, por exemplo, têm seus estudos contextualizados pela novela filosófica “Minha história no quintal”. Escrita por Silvio Wonsovicz, a obra busca despertar neles o entendimento de que tudo tem uma história e de que cada um precisa ter consciência da sua e da responsabilidade por escrevê-la. Desse modo, o livro, ao qual foram apresentados na tarde de sexta-feira (17), estimula a reflexão acerca das decisões que cada um precisa tomar em sua vida, nas suas relações e na convivência com os outros.
Na aula inaugural da Educação para o Pensar, além do primeiro contato com a publicação, as crianças debateram, enquanto saboreavam chás e pipoca. Por isso, a atividade introdutória, denominada “Chá com Ideias”, possibilitou que elas conhecessem a história da bebida e descobrissem por que o grão estoura.
Desse modo, afirma a educadora Vivian Pessolano, a atividade demonstrou quão prazeroso pode ser o estudo da Filosofia – disciplina integrada ao currículo do segmento a fim de estimular os estudantes a desenvolverem seu pensamento crítico e sua capacidade de pensar diferente e de questionar, como justifica a docente.