Além de ser o princípio de uma trajetória que será concluída somente na adolescência, ao término do Ensino Básico, o ingresso na vida escolar provoca mudanças no cotidiano familiar como um todo. Afinal, é o momento em que a criança passa a conviver socialmente com maior frequência e intensidade, em que sua autonomia é gradualmente estimulada, em que ela e os pais estabelecem novos vínculos afetivos e de confiança e em que ambos alteram suas rotinas e hábitos. Por isso, no Colégio Notre Dame e na Escola Notre Dame Menino Jesus, o início do ano letivo é dedicado à adaptação, tanto dos educandos matriculados nos diferentes segmentos da Educação Infantil quanto dos seus familiares.
Durante esse período, os responsáveis pelos estudantes podem acompanhá-los e supervisioná-los, durante as aulas, pelo tempo em que as crianças demonstrarem que sua presença é necessária. Desse modo, elas sentem-se protegidas no novo ambiente.
Além da observação, os familiares inspiram os estudantes a sentir confiança na escola e nos seus colaboradores. Para transmiti-la, contudo, é preciso que, primeiramente, a sintam. Por isso, as escolas Notre Dame buscam estabelecê-la pouco a pouco, desde o processo de reserva de vaga para novos educandos – no qual a família é recebida pelas equipes de coordenação da Educação Infantil e interage com os espaços pedagógicos, observando o funcionamento das instituições de ensino, o tratamento dado aos estudantes e as medidas de segurança adotadas. A relação com a escola é estreitada, ainda, no dia que antecede o início do ano letivo, quando os responsáveis pelas crianças participam de reunião com os educadores.
Em 2017, os encontros informativos, realizados por turma, ocorreram na segunda-feira (13), a partir das 13h30min, nas próprias salas de aula. Neles, os familiares foram orientados sobre como proceder para que as crianças se sintam motivadas para frequentar as aulas e sobre a importância de esclarecer aquilo que é novo, porém, natural do convívio em grupo, além de terem recebido dicas acerca de como ajudá-las a interpretar positivamente as mudanças no seu cotidiano.
Do início do ano letivo, na terça-feira (14), até que os educandos se sintam adaptados, os responsáveis por eles recebem, diariamente, pareceres sobre as suas reações frente as atividades desenvolvidas, ao longo da aula – com prioridade para as de recreação e integração, mas sempre de forma calma, como descreve a coordenadora Pedagógica da Educação Infantil do Colégio Notre Dame, Márcia Scortegagna. Afinal, se as novidades geram na criança, por si só, euforia e ansiedade, os momentos propostos viabilizam que ela se tranquilize, para conhecer os colegas e as educadoras, além da instituição de ensino e sua equipe, estabelecendo novos laços afetivos.
É com esse mesmo intuito que, na primeira quinzena letiva, os horários de permanência na escola são variáveis, de acordo com a faixa etária do estudante, e progressivos. Assim, a cada dia ele convive um tempo maior com aqueles que vão conduzi-lo e acompanhá-lo pelas descobertas do ano letivo, até atingir as quatro horas e meia de duração do turno vespertino.
As instituições de ensino, ainda, oferecem suporte de psicopedagoga aos estudantes se aos seus responsáveis.
Estudantes em processo de letramento e alfabetização também voltaram às aulas:
Além dos estudantes com idade entre dois e cinco anos, os matriculados no 1º e no 2º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame e no 1º Ano da Escola Notre Dame Menino Jesus também voltaram às aulas, na terça-feira (14). Em sala de aula, eles participaram de dinâmicas de apresentação e de integração.