Na quarta-feira (08), docentes vivenciaram momentos de integração, reflexão e sensibilização
Antes do encontro com os estudantes, aqueles que são mediadores da construção de saberes, no Colégio Notre Dame, na Escola Notre Dame Menino Jesus e na Escola de Educação Infantil Notre Dame Santa Isabel, participam de atividades de integração e ambientação e de momentos capacitação e planejamento. Essas vivências fazem parte da Semana Pedagógica – evento realizado anualmente pelas instituições de ensino, com o intuito de motivar e preparar os educadores para o ano letivo.
Em 2017, a programação foi iniciada na manhã de quarta-feira (08), com encontros que estimularam os docentes a refletir sobre o cuidado – tema enfatizado, em 2017, pela Rede de Educação Notre Dame, como parte da sua campanha em prol da concretização de valores.
No Colégio Notre Dame, por exemplo, a sensibilização ocorreu por meio de dinâmica, inspirada pelo ato de semear. Percorrendo, em grupos, diferentes ambientes escolares, os educadores receberam sementes de girassol que, posteriormente, foram plantadas na Praça Notre Dame – localizada em frente à instituição de ensino. Desse modo, explica a agente de Pastoral Escolar, Geovana Prates, pretendeu-se enfatizar a importância do zelo e da dedicação, para a educação. “Santa Júlia – precursora da obra educacional Notre Dame – dizia que ‘educar é semear a melhor semente que se é capaz de selecionar’. Por isso, educar exige empenho, exige cuidado, exige esforço, exige paciência – como o ato de germinação de uma planta”, comenta.
Além disso, os docentes foram apresentados à nova diretora escolar, Irmã Elci Favaretto. A religiosa – que já esteve à frente da instituição e retorna ao cargo, depois de ter, por cinco anos, coordenado a Rede de Educação que também mantém instituições de ensino do Distrito Federal, no Rio de Janeiro e em São Paulo – recordou, em seu pronunciamento de boas-vindas, a missão que cada um deles assume, enquanto profissional Notre Dame. “É com alegria que estamos começando um novo ano, no qual estaremos disponíveis para, acima de tudo, ser testemunho de vida para os nossos estudantes”, afirmou, enfatizando a importância da educação por meio do exemplo.
Na Escola Notre Dame Menino Jesus, o tema “cuidado” foi abordado pela perspectiva da diversidade. A partir dos depoimentos de mãe de estudante com Síndrome de Down e de educador e funcionário portadores de deficiência física, os docentes puderam compreender quais são as expectativas de alunos e familiares laudados, com relação à escola. Dessa forma, afirma a diretora escolar, Rosane Werworn, os educadores poderão desempenhar seu papel, no que diz respeito ao cotidiano de estudantes inclusos, com mais tranquilidade e confiança. “Quando o professor é sensível à diversidade, ele é capaz de colocar em prática, naturalmente, seu conhecimento sobre inclusão”, avalia.
A preservação da biodiversidade – mais uma forma de cuidar da vida – também motivou reflexões entre os profissionais da Escola Menino Jesus. A partir delas, eles estabeleceram metas para “cultivar e guardar a criação”, como convida, em 2017, a Campanha da Fraternidade. O assunto, inspirado pela mobilização cristã em preparo para a celebração da Páscoa, foi debatido, também, pelos educadores da Escola de Educação Infantil Notre Dame Santa Isabel, antes de ornamentarem as salas para a volta às aulas.
Na quinta-feira (09), os docentes das três instituições de ensino, somados aos do Colégio Notre Dame Aparecida – de Carazinho, assistirão, no auditório do Colégio Notre Dame, à palestra “O papel singular e articulado da Escola e da Família para a formação ética e cultural das crianças e adolescentes na escola católica: horizontes possíveis e desafios imediatos”, ministrada pelo Doutor em Filosofia e Educação, César Nunes.
No dia seguinte, os educadores do Colégio Notre Dame e da Escola Notre Dame Menino Jesus, reunidos por Área do Conhecimento e por nível de ensino, planejarão atividades diversificadas, abordagens interdisciplinares dos conteúdos programáticos, avaliações multidisciplinares e projetos pedagógicos, para ano letivo.
Volta às aulas
O primeiro encontro dos docentes da Escola de Educação Infantil Notre Dame Santa Isabel com as crianças que vão orientar, em 2017, acontecerá nesta sexta-feira (10). Dos mais de cem estudantes matriculados na instituição de ensino, apenas os novos frequentam a Escola em horário reduzido, por uma semana.
Já, os estudantes de 3º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio do Colégio Notre Dame assistem à primeira aula do novo ano letivo, na segunda-feira (13). O mesmo acontece com os de 2º ao 9º Ano do Ensino Fundamental da Escola Notre Dame Menino Jesus.
Para os demais educandos das duas escolas, as aulas têm início na terça-feira (14) – um dia após a realização de reunião entre seus responsáveis e os educadores.