Na cor da prevenção
5 de outubro de 2016 Notícias

No Outubro Rosa, as instituições de ensino Notre Dame são iluminadas, para alertar sobre o câncer de mama

O câncer de mama é o que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto nos desenvolvidos. Somente no Brasil, são esperados 57.960 novos diagnósticos da doença, em 2016 – o que representará, cerca de, 25% dos casos de câncer identificados nesse período. Ainda que seja, também, causado por fatores hereditários e associados ao ciclo reprodutivo da mulher – que, em princípio, não podem ser alterados -, os fatores de risco, relacionados ao estilo de vida, são modificáveis. Alimentação equilibrada e prática de atividade física regular, por exemplo, podem reduzir em até 28% o risco de desenvolvimento de tumores mamários.

É com o intuito de chamar a atenção para o tema, informando sobre tais fatores e conscientizando sobre a importância da realização de exames periódicos capazes de identificar nódulos, que surgiu, em 1990, nos Estados Unidos, o movimento Outubro Rosa, que, hoje, mobiliza todo o mundo pela detecção precoce do câncer de mama.

Engajados no movimento que alerta para o aumento das chances de cura com a detecção precoce dos tumores, o Colégio Notre Dame e Notre-Dame (1)a Escola Notre Dame Menino Jesus promoveram, pelo quinto ano consecutivo, atos de conscientização.

A partir das 17h30min de segunda (03) e terça-feira (04), nos pátios das instituições de ensino, a comunidade pôde participar de minifeiras de saúde, com a realização de exames de Verificação de Pressão Arterial e Glicose, por estudantes da Escola de Educação Profissional do Hospital São Vicente de Paulo, e de Meatoscopia, pelas Fonoaudiólogas da Scuta – Soluções Auditivas. Além disso, receberam orientações sobre cuidados com a pele e com o corpo, dos profissionais da clínica Esteticistas Associados.

Notre-Dame (2)Ainda, durante as minifeiras, camisetas do Movimento Outubro Rosa foram vendidas, em benefício da Liga Feminina de Combate ao Câncer, entidade beneficente que objetiva mobilizar a comunidade para o trabalho assistencial, participando e ampliando a tarefa educativa de informar sobre a prevenção e o combate ao câncer.

Para marcar os atos de conscientização, ao anoitecer, as fachadas dos educandários foram iluminadas no tom da prevenção. Elas permaneceram cor-de-rosa durante toda a noite, assim como outros milhares de locais públicos e monumentos históricos de todo o mundo que, pela causa, durante o mês de outubro, recebem tal iluminação.

  • Escola Notre Dame Menino Jesus