No Outubro Rosa, as instituições de ensino Notre Dame são iluminadas, para alertar sobre o câncer de mama
O câncer de mama é o que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto nos desenvolvidos. Somente no Brasil, são esperados 57.960 novos diagnósticos da doença, em 2016 – o que representará, cerca de, 25% dos casos de câncer identificados nesse período. Ainda que seja, também, causado por fatores hereditários e associados ao ciclo reprodutivo da mulher – que, em princípio, não podem ser alterados -, os fatores de risco, relacionados ao estilo de vida, são modificáveis. Alimentação equilibrada e prática de atividade física regular, por exemplo, podem reduzir em até 28% o risco de desenvolvimento de tumores mamários.
É com o intuito de chamar a atenção para o tema, informando sobre tais fatores e conscientizando sobre a importância da realização de exames periódicos capazes de identificar nódulos, que surgiu, em 1990, nos Estados Unidos, o movimento Outubro Rosa, que, hoje, mobiliza todo o mundo pela detecção precoce do câncer de mama.
Engajados no movimento que alerta para o aumento das chances de cura com a detecção precoce dos tumores, o Colégio Notre Dame e a Escola Notre Dame Menino Jesus promoveram, pelo quinto ano consecutivo, atos de conscientização.
A partir das 17h30min de segunda (03) e terça-feira (04), nos pátios das instituições de ensino, a comunidade pôde participar de minifeiras de saúde, com a realização de exames de Verificação de Pressão Arterial e Glicose, por estudantes da Escola de Educação Profissional do Hospital São Vicente de Paulo, e de Meatoscopia, pelas Fonoaudiólogas da Scuta – Soluções Auditivas. Além disso, receberam orientações sobre cuidados com a pele e com o corpo, dos profissionais da clínica Esteticistas Associados.
Ainda, durante as minifeiras, camisetas do Movimento Outubro Rosa foram vendidas, em benefício da Liga Feminina de Combate ao Câncer, entidade beneficente que objetiva mobilizar a comunidade para o trabalho assistencial, participando e ampliando a tarefa educativa de informar sobre a prevenção e o combate ao câncer.
Para marcar os atos de conscientização, ao anoitecer, as fachadas dos educandários foram iluminadas no tom da prevenção. Elas permaneceram cor-de-rosa durante toda a noite, assim como outros milhares de locais públicos e monumentos históricos de todo o mundo que, pela causa, durante o mês de outubro, recebem tal iluminação.