Por dois anos, desde o lançamento do movimento “Transformar Conhecimento em Atitude”, estudantes, educadores, funcionários administrativos e de serviços, além de gestores da Rede de Educação Notre Dame, foram estimulados a vivenciar, ainda mais intensamente, a amizade, a bondade, a gratidão, a justiça, a lealdade, a solidariedade e a tolerância, entre outros valores, em seus cotidianos. Afinal, presente em três estados brasileiros (Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo) e no Distrito Federal, a Rede, que se compromete, claro, com a construção do conhecimento, tem como missão o exercício da cidadania, baseado em sólidos valores éticos e cristãos.
Desde então, as comunidades educativas planejaram e desenvolveram projetos pedagógicos e ações de fomento a atitudes de valor, impactando a si mesmas e àqueles ao seu entorno, em benefício das causas mais diversas: o consumo consciente, a reutilização de resíduos, a preservação dos recursos naturais, a proteção animal, o acesso à cultura, a valorização dos laços afetivos, o bem-estar humano, o bom convívio social, o altruísmo e a empatia, por exemplo.
Após tal engajamento, as milhares de pessoas que formam a Família Notre Dame assumem-se como transformadoras e vão além. Com o lançamento de uma nova etapa desse movimento em prol da concretização dos valores, elas dedicarão atenção especial a dois dos Princípios da Rede de Educação: “Amor, Bondade e Firmeza” e “Cuidado com a Vida do Planeta, do Outro e de Si”.
Por isso, em 2016, durante as comemorações pelo Dia das Crianças e pelo Dia do Professor, as comunidades educativas foram apresentadas às ações de promoção dessa segunda fase, intitulada #EuSouNotreDame #EuTransformo #EuCuido #EuAmo.
Em momentos que privilegiaram o cuidado pessoal e interpessoal, já que a hashtag “Eu Cuido” motivará ações, ao longo de todo o próximo ano letivo, conheceram o vídeo institucional, o vídeo televisivo e o jingle, produzidos para convidá-los a (re)assumir tais compromissos. Além disso, os docentes foram presenteados com camisetas e os educandos, com brinquedos.
Os docentes das escolas Notre Dame Menino Jesus e Notre Dame Santa Isabel, por exemplo, vivenciaram, durante a manhã de sábado (08), atividades de integração e de espiritualidade, nas quais dedicaram atenção ao corpo e à mente.
Reunidos na Escola Notre Dame Menino Jesus, eles foram acolhidos pelas equipes de direção escolar, antes de concentraram-se no pátio da instituição de ensino, onde, vestidos com seu presente, alongaram-se, orientados pela personal trainer Silvia Andres.
Em seguida, eles dirigiram-se ao auditório da instituição de ensino, para assistir a uma palestra, conduzida por integrantes da Editora SM. Nela, foram convidados a refletir sobre as características das escolas na atualidade e sobre o papel desempenhado pelos educadores, que, hoje, muito mais que ensinar conteúdos programáticos, têm o desafio de estimular a humanidade, por vezes adormecida, em cada estudante.
Posteriormente, os homenageados participaram de momento de espiritualidade, conduzido pela agente de Pastoral Escolar, Ir. Ivete Costella, e inspirado pela passagem bíblica que narra o encontro de Jesus com uma samaritana, junto a um poço. Na história, Jesus – que é judeu – mostra sua humildade, pedindo de beber à mulher que, culturalmente, seria inimiga de seu povo. De acordo com a religiosa, o trecho foi escolhido com o intuito de convidar os colaboradores a exercer e a incentivar, cada vez mais, a humanidade, em todos os seus ambientes de convívio.
Afinal, nas instituições de ensino, todos desempenham papel de educadores, afirma a diretora da Escola Notre Dame Menino Jesus, Rosane Werworn. “Uns lecionam conteúdos e estimulam valores em sala de aula. Outros ensinam por meio de seu exemplo e cuidado, nos diferentes espaços da Escola”, comenta.