“Uma viagem ao mundo gelado: do Polo Norte ao Polo Sul”: esse é título dado ao projeto pedagógico que norteou os estudos, durante o primeiro semestre letivo, das crianças matriculadas no Nível III da Educação Infantil da Escola Notre Dame Menino Jesus. A partir dele, os educandos aprenderam sobre a localização geográfica e as características das regiões polares e as espécies animais e vegetais daquele habitat, além de desenvolverem consciência sobre a importância da preservação ambiental.
Para marcar o encerramento do projeto, na quarta-feira (17), os estudantes participaram de uma videoconferência com o documentarista e líder de expedições no Ártico, Chicco Mattos, que reside há cinco anos em Longyearbyen – a cidade mais ao norte do planeta, localizada na Noruega. Durante a conversa, Mattos apresentou aos pequenos educandos algumas das características do local, como a culinária tradicional e a fauna. Além disso, respondeu, de forma lúdica, a alguns questionamentos comuns do imaginário infantil, como, por exemplo, se ele já encontrou com o Papai Noel.
Desse modo, a conversa com o documentarista contribuiu com a ampliação da percepção de mundo das crianças, alertando-as sobre a necessidade de preservação de todo o ecossistema: o principal objetivo do projeto pedagógico.
Quem é Chicco Mattos?
O passo-fundense formou-se em Relações Públicas, em Itajaí (SC), e estudou Multimídia, na Austrália. Aos 35 anos, fala cinco idiomas e é líder em expedições no Ártico e referência mundial na produção de imagens da vida selvagem polar e da Aurora Boreal. Atualmente, é produtor de documentários e programas para TV, exibidos por exemplo, na BBC, na HBO, na ABC e na Al Jazeera America. No Brasil, o programa “Minha Vida No Ártico” é exibido pelo Canal Off.