Rosa era uma princesa que adorava cantar pelos jardins do palácio em que vivia. Só que, embora fosse meiga e inteligente, ela se recusava a aprender a ler. Seus pais tentavam de tudo, mas não tinha jeito: a garota não queria saber de livros. Um dia, durante um passeio com seu gato Chiado, Rosa foi aprisionada pela bruxa Serpentina e, para se libertar, precisou aprender a ler, descobrindo, assim, a magia dos livros.
A história, contada no livro “A princesa que não queria aprender a ler”, de Heloisa Pietro, norteou as atividades ligadas ao projeto “LeNDo e EscreveNDo na Escola: Uma Atitude Necessária e Sustentável” – desenvolvido há quatro anos nas instituições de ensino mantidas pela Rede de Educação Notre Dame, realizadas com as turmas do 1º Ano do Ensino Fundamental da Escola Notre Dame Menino Jesus, durante o primeiro semestre letivo.
Para marcar o encerramento das ações ligadas à obra, na sexta-feira (19), os estudantes receberam a visita da Princesa Rosa. Reunidos no espaço multiuso da instituição de ensino, eles conversaram com a personagem sobre a importância da leitura. Além disso, cada turma recebeu um presente, entregue pela princesa: uma pasta com diferentes livros. As obras, adquiridas no início do ano letivo, juntamente com o material escolar, estarão à disposição dos educandos, na Biblioteca de Sala de Aula.
Para finalizar o momento lúdico, os pequenos estudantes, que estavam caracterizados com máscaras, foram convidados a participarem do “Baile Real”. Nele, executaram passos da “Valsa Real”: ritmo dançado por príncipes e princesas, durante as festas no castelo – em referência à obra lida.