Representar a evolução da estrutura física da Escola Notre Dame Menino Jesus, desde 1941 até os dias atuais: esse foi o desafio proposto aos estudantes matriculados no 5º Ano do Ensino Fundamental da instituição.
Para realizar a atividade – alusiva ao 75º aniversário do educandário, eles estudaram, primeiramente, aspectos como quantos estudantes ela atendeu, qual o número de funcionários contratados e de que forma o crescimento da Escola se entrelaçou com o desenvolvimento da comunidade do seu entorno, em cada período histórico. Além disso, os educandos puderam visualizar, por meio de fotografias antigas, a evolução das construções que abrigaram a instituição, bem como as paisagens da região.
Posteriormente, reunidos no auditório da instituição de ensino, eles assistiram a uma palestra sobre construção predial e os materiais apropriados, ministrada pela arquiteta Lorena Molina. Além disso, aprenderam sobre quais são as funções do graduado em Arquitetura e Urbanismo.
Após o bate-papo, os estudantes discutiram sobre quais seriam os materiais utilizados para a construção das maquetes, que deveriam representar a infraestrutura da Escola em determinado período. O 5º Ano A, por exemplo, construiu em escala reduzida a estrutura física das décadas de 50 e 60, enquanto o B a das décadas de 80 e 90. Já, a turma C produziu maquete do prédio atual. Antes disso, porém, os educandos precisaram planejar a confecção das representações. “A maquete foi desenvolvida a partir de uma planta baixa, que mostrava o que seria construído e apontava as medidas de área e de perímetro, o que possibilitou aos estudantes a aplicação do conhecimento adquirido durante a conversa com a arquiteta”, destaca a educadora Roberta Borges.
Depois de prontas, as representações foram expostas nos corredores da instituição de ensino, para a apreciação da comunidade educativa.