Como é feito o cultivo orgânico? Quais são as vantagens e desvantagens do uso de agrotóxicos? O que precisa ser feito para preparar o solo para o plantio? Essas e outras perguntas, levantadas pelos estudantes matriculados no 4º Ano do Ensino Fundamental da Escola Notre Dame Menino Jesus, foram respondidas, na segunda-feira (27), pelo técnico agrícola e estudante de Agronomia, Andrigo de Figueiredo.
Reunidos no auditório da instituição de ensino, os educandos conheceram, durante conversa com o convidado, aspectos que devem ser considerados no momento de fazer uma horta orgânica doméstica, como por exemplo a posição solar, as ferramentas necessárias para o manejo do solo e as técnicas de compostagem – processo de decomposição de materiais orgânicos, com a finalidade de obter, no menor tempo possível, um adubo rico em nutrientes e minerais.
Conforme a educadora Camile Gasparini, o encontro com o profissional marcou a primeira etapa de uma Atividade Diversificada realizada a partir do estudo da cadeia alimentar – conteúdo programático da disciplina de Ciências. Nela, os estudantes serão motivados a cultivar uma horta orgânica, na própria Escola, aplicando o conhecimento adquirido ao longo do semestre.
Divididos em grupos, eles serão responsáveis pela limpeza do terreno, pelo preparo do solo, por plantar as mudas e sementes, além de realizar, diariamente, o cultivo, regando e cuidando para que ervas daninhas não prejudiquem a plantação. A intenção, de acordo com a educadora, é de que, no início do segundo semestre letivo, os educandos possam colher e experimentar os alimentos cultivados por eles próprios.