Evento aconteceu no sábado (09), no CTG Lalau Miranda
Na semana marcada pelas comemorações alusivas aos 75 anos da Escola Notre Dame Menino Jesus, um jantar, seguido de baile, reuniu estudantes e seus familiares, além de Irmãs, educadores e funcionários do educandário, com o intuito de festejar. Realizada no Centro de Tradições Gaúchas Lalau Miranda, no sábado (09), a programação foi iniciada às 20h.
Depois de terem saboreado um “costelão”, os participantes assistiram à solene celebração do Jubileu de Brilhante da instituição de ensino, na qual sua trajetória educacional foi recordada e aqueles que fizeram e fazem parte dela foram homenageados. Em seu pronunciamento, por exemplo, a diretora escolar, Rosane Werworn, destacou a importância do trabalho e da dedicação de todos os profissionais que, juntamente com as religiosas, dão continuidade à missão de Santa Júlia Billiart, mãe espiritual da Congregação das Irmãs de Notre Dame, salientando, ainda, a importância da união entre escola e família. “É gratificante perceber que o crescimento da instituição se dá por acreditar numa educação que se constrói coletivamente e que é fruto da dedicação e do trabalho de toda a equipe de educadores, funcionários e religiosas que dão o seu melhor para a educação de crianças e adolescentes”, frisou.
Representando a Congregação, a Vice-superiora da Província da Santa Cruz, Ir. Lourdes Urban, em nome da Superiora, Ir. Araci Ludwig – que está em visita canônica a obras mantidas pela instituição religiosa, destacou o compromisso da Escola em primar pela excelência pedagógica e em oferecer aos estudantes ambientes adequados para o seu desenvolvimento cognitivo, humano e social. Fazendo referência às Olimpíadas, a religiosa lembrou, ainda, dos condutores da Tocha Olímpica, durante sua passagem por Passo Fundo. O ex-tenista Marcos Daniel, o campeão olímpico pela Seleção Brasileira de Voleibol, Gustavo Endres, e o multicampeão do automobilismo, Claudio Ricci, cursaram a educação básica na Escola Notre Dame Menino Jesus.
Ainda durante o cerimonial, os educadores e funcionários que, há mais de dez anos, prestam serviço à instituição de ensino também foram homenageados. No total, uma dezena de colaboradores foi presenteada com placa comemorativa. Na semana que antecedeu a solenidade, alguns deles também tiveram sua carreira no educandário lembrada pelos estudantes. A funcionária responsável pela enfermaria, Marlene Garbini, por exemplo, recebeu o carinho das crianças matriculadas na Educação Infantil que, além de terem agradecido pelo cuidado, convidaram-na para ser a avó homenageada da Escola – em referência ao Dia dos Avós, comemorado em 26 de julho. Já, a educadora Cristine Lago foi felicitada pelos estudantes do 1º Ano do Ensino Fundamental, que a receberam para uma conversa sobre sua trajetória de 26 anos como docente na instituição de ensino.
A docente, durante a solenidade, foi a porta-voz dos colaboradores Notre Dame, demonstrando sua satisfação pelo aprendizado e pelas oportunidades oferecidas pelo educandário para a sua formação humana, profissional e religiosa. O evento contou, ainda, com pronunciamento da família Carreta Diniz, que, em nome de todas as famílias de estudantes, agradeceu ao educandário pela formação integral oferecida às crianças e adolescentes, com bondade e firmeza. Além disso, a educanda do 9º Ano do Ensino Fundamental, Fernanda Canton, expressou sua gratidão, em nome dos 1.100 estudantes, hoje, matriculados na Escola.
Após a solenidade, os convidados participaram de uma festa de confraternização, animada pelo grupo tradicionalista Poncho Velho.