“Uma viagem ao mundo gelado: do Polo Norte ao Polo Sul”: esse é título dado ao projeto pedagógico que vai nortear os estudos, durante o primeiro semestre letivo, das crianças matriculadas no Nível III da Educação Infantil da Escola Notre Dame Menino Jesus. A partir dele, os educandos vão aprender sobre a localização geográfica e as características das regiões polares e as espécies animais e vegetais daquele habitat, além de desenvolverem consciência sobre a importância da preservação ambiental.
Para dar início às ações do projeto, na quinta-feira (14), os estudantes participaram de atividade motivadora. Separados por turmas, eles dirigiram-se ao espaço multiuso da instituição de ensino onde, à entrada, deparavam-se com duas caixas fechadas. Desafiadas a, mesmo sem saber o que havia dentro delas, colocar a mão no seu interior, através de um buraco, as crianças sentiram o frio do gelo que estava armazenado nas caixas, o que despertou a sua curiosidade.
Ao adentrar o ambiente, os educandos depararam-se com representações de elementos que caracterizam os polos, como pelúcias de urso polar, pinguim e foca, além de bolas de isopor que, penduradas no teto, remetiam às de neve. Representando suas turmas, alguns estudantes foram convidados a abrirem essas esferas e, dentro delas, encontraram figuras dos animais e das plantas que vivem na região polar e que serão estudados nos próximos meses.
A partir da atividade de lançamento do projeto pedagógico, em cada sala de aula, será feito um levantamento sobre o que as crianças já conhecem a respeito dos polos para que, em seguida, sejam envolvidas em pesquisas e investigações, das quais as famílias também vão participar. “A intenção é que, através desses trabalhos, elas percebam que o mundo vai além do espaço onde vivem, questionem-se sobre o motivo do derretimento das geleiras e sintam-se responsáveis pela preservação do meio ambiente”, destaca a educadora Cristine Lago.