2016 é um ano ainda mais especial para as Irmãs de Notre Dame. Presentes em 19 países, seguindo a tradição da Igreja Católica, que celebra a morte dos santos, pois é quando eles completam suas caminhadas terrenas, as religiosas lembram o falecimento de Santa Júlia Billiart.
Nascida em 12 de julho de 1751, em Cuvilly, na França, Julie Rose Billiart viveu na busca da realização de sua missão: transformar o mundo através da educação, com bondade e firmeza. Talvez, jamais passasse pela sua imaginação que suas ações e ensinamentos atravessariam séculos e oceanos. Pois, ultrapassaram, por meio das diversas missões, delegações e províncias fundadas em cinco continente pela Congregação da qual é mãe espiritual.
Desse modo, Júlia reuniu, em torno de si e da missão Notre Dame, pessoas que se identificam e beneficiam-se do seu carisma: tornar o Bom Deus conhecido e amado. Entre elas, estão milhares de brasileiros, envolvidos, de alguma forma com a Rede de Educação, de Hospitais e de Entidades Sociais Notre Dame. Eles, na sexta-feira (08), quando se completaram dois séculos da ausência física da Santa da Bondade, recordaram o seu exemplo e os seus conselhos.
Os estudantes matriculados nas nove instituições de ensino Notre Dame, por exemplo, prestaram homenagens à Santa Júlia. No Colégio Notre Dame, durante a semana que antecedeu a data, os educandos que integram as turmas do 1º ao 4º Ano Ensino Fundamental estudaram, de forma lúdica e durante as aulas, a trajetória de vida de Júlia. A partir desses conhecimentos, confeccionaram com recorte e colagem, pintura e reciclagem de materiais alguns dos símbolos da Santa, como o girassol – representativo pois ela orientava os fiéis a serem como a flor, voltando-se para a iluminação divina. Já, na sexta, reunidos na Capela do educandário, eles conheceram mais sobre a história da religiosa, sobre sua inabalável confiança em um Deus que é bondoso e misericordioso, sobre a fundação de uma Congregação sob o nome de Nossa Senhora (em francês, Notre Dame) e com o objetivo de prover educação a crianças e jovens, sobre a disseminação pelo mundo do compromisso assumido por ela e pelas Irmãs que partilham do seu carisma e sobre as obras mantidas no Brasil, por meio de uma explanação feita pela agente de Pastoral Escolar, Geovana Prates, entre cânticos e coreografias.
Na Escola Notre Dame Menino Jesus, os estudantes matriculados na Educação Infantil e no Integral Notre Dame participaram momentos de espiritualidade, na Capela da instituição de ensino. Lá, eles foram acolhidos pela agente de Pastoral, Ir. Ivete Costella, que lhes contou detalhes sobre a vida e a obra de Júlia Billiart. Além disso, cada uma das turmas foi presenteada com uma replica da Santa, confeccionada em E.V.A. A imagem foi depositada em altares, decorados pelos próprios estudantes, nas respectivas salas de aula.
Acesse a galeria de fotos e confira as celebrações realizadas na Escola Notre Dame Menino Jesus