Em manhã de formação, educadores Notre Dame refletem sobre “Educação para o Pensar”
11 de abril de 2016 Notícias

Os docentes do Ensino Fundamental I das escolas mantidas pela Rede de Educação Notre Dame no Rio Grande do Sul participaram, no sábado (02), de um Encontro de Formação Continuada, coordenada por membros do Centro de Filosofia “Educação para o Pensar”, de Florianópolis (SC). A atividade objetivou apresentar e promover o debate sobre questões ligadas ao material didático adotado Notre-Dame (1)pelos educandários para o ensino da disciplina de Filosofia.

Para isso, reunidos em uma das salas de aula do Colégio Notre Dame, em Passo Fundo, os educadores da própria instituição de ensino e os do Colégio Notre Dame Aparecida, da vizinha Carazinho, e da Escola Notre Dame Menino Jesus trocaram experiências sobre como podem, por meio das “novelas filosóficas”, estimular os estudantes, desde os Anos iniciais, a pensarem, a questionarem e a refletirem – habilidades que desenvolvem o pensamento crítico e que são princípios para a transformação social.

Essas narrativas, propostas aos educandos de todos os segmentos do Ensino Fundamental I, atendem a uma multiplicidade de visões ou de situações que permitam o diálogo entre a obra e o leitor Notre-Dame (2)que, posteriormente, deve recriar e criar o seu pensar em uma comunidade investigativa.

Conforme a supervisora de ensino da Rede de Educação Notre Dame, Claudia Toldo, o que se propõe com a utilização do material é uma “Educação para o Pensar” com ênfase na convivência democrática. “A intenção é formar estudantes com atitudes sociais, que respeitem o outro, suas opiniões e seus sentimentos e que tenham consciência de que não existe uma verdade absoluta, e sim diferentes pontos de vista sobre o mesmo assunto”, destaca.

  • Escola Notre Dame Menino Jesus